10 Alimentos Ricos em Carboidratos Complexos

      Comentários desativados em 10 Alimentos Ricos em Carboidratos Complexos
Carboidratos complexos

Tanto os carboidratos simples quanto os carboidratos complexos são transformados em glicose (açúcar no sangue) dentro do organismo e usados na forma de energia. Mas você sabe a diferença entre eles? Confira a seguir 10 alimentos ricos em carboidratos complexos e entenda se vale a pena consumir mais desses ou do outro tipo em sua dieta.

A glicose é
utilizada nas células do corpo e no cérebro e qualquer quantidade da substância
que não for empregada é armazenada no fígado e nos músculos como glicogênio
para ser usado posteriormente.

Entretanto, a recomendação é que a maioria dos carboidratos consumidos seja na forma complexa e através de açúcares presentes naturalmente nos alimentos e não por meio de açúcares refinados e processados, conhecidos como calorias vazias por terem pouco ou nenhum valor nutricional.

Veja a princípio quais são as diferenças entre carboidratos simples e complexos e já conheça também alguns exemplosde alimentos ricos em carboidratos simples.

Mas o que é que os carboidratos complexos têm de tão melhores assim? Bem, por definição eles são constituídos de moléculas de açúcar unidas em cadeias longas e complexas.

Porém, mais do que isso, os alimentos ricos em carboidratos complexos costumam fornecer vitaminas, minerais e fibras, que são importantes para a nossa saúde.

Graças ao
fato de serem mais ricos em fibras e terem uma digestão mais lenta do que os
carboidratos simples, os carboidratos complexos saciam melhor o corpo, o que os
torna uma boa opção para o controle do peso corporal.

Isso sem
contar que eles não provocam picos de açúcar no sangue tão rapidamente quanto
os carboidratos mais simples.

10 alimentos ricos em carboidratos complexos

Se na hora de escolher as fontes de carboidratos para a nossa dieta é melhor dar preferência aos complexos, precisamos conhecer quais são os alimentos ricos em carboidratos complexos, não é mesmo?

Por isso, a seguir você vai conferir uma lista que traz alguns que já foram classificados com fontes ricas em carboidratos complexos:

1. Grão-de-bico

Ele também serve como fonte de proteínas, vitamina B6, vitamina B9, vitamina K, fósforo, cobre, zinco, manganês, selênio, ferro, magnésio e colina (uma vitamina do complexo B). Aproveite para conhecer todos os benefícios do grão-de-bico.

2. Batata doce

A escolha
clássica da marmita dos marombeiros também é uma conhecida fonte de
carboidratos complexos. Entretanto, esse não é o seu único benefício.

Ela também fornece vitamina A, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, potássio e manganês. Confira todos os benefícios da batata doce.

3. Feijão preto

Boa notícia para quem não rejeita um feijãozinho preto no prato do almoço: além de figurar na lista dos alimentos ricos em carboidratos complexos, eles também possuem proteínas.

O alimento também é considerado rico em vitamina B9 e ferro, além de ser composto por manganês, magnésio, potássio e tiamina.

4. Quinoa

Esta semente também apresenta manganês, magnésio, cobre, ferro, zinco, potássio, selênio, vitamina B1, vitamina B6 e vitamina E em sua composição. Conheça todos os benefícios da quinoa para a saúde e boa forma.

5. Arroz integral

Além de possuir mais proteínas do que o arroz branco, a versão integral do alimento também é um dos alimentos ricos em carboidratos complexos, é mais nutritiva e fornece ferro, zinco, selênio e vitaminas do complexo B. Aproveite para conhecer também todos os benefícios do arroz integral.

6. Lentilha

Esta fonte de carboidratos complexos possui outros nutrientes importantes para o nosso organismo funcionar apropriadamente. São eles: proteínas, ferro, manganês potássio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6 e vitamina B9. Confira todos os benefícios da lentilha para a saúde e boa forma.

7. Aveia

Ao selecionar a aveia como um dos alimentos ricos em carboidratos complexos para a sua refeição, você também pode fornecer outros nutrientes como proteínas, manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio, zinco e vitamina B1 e antioxidantes ao organismo. Aproveite para conhecer todos os benefícios da aveia.

8. Centeio

Este grão é conhecido como um parente próximo do trigo que também serve como fonte de proteínas, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas do complexo B, todos nutrientes necessários para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

9. Cenoura

A
cenoura – que foi classificada como um alimento rico em carboidrato complexo –
também é importante para a saúde porque apresenta potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, vitamina
A, vitamina C, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9 e vitamina K em sua
composição.

Além disso, já foi apontado que o alimento pode beneficiar a saúde dos olhos, principalmente para quem tem deficiência de vitamina A, auxiliar a saúde da pressão arterial e contribuir com o sistema imunológico do organismo. Confira em detalhes todos os benefícios da cenoura.

10. Amendoim

O amendoim também é mencionado como um dos alimentos ricos em
carboidratos complexos.

O alimento pode servir como fonte de nutrientes que o nosso organismo necessita para funcionar corretamente como proteínas, magnésio, manganês, fósforo, cobre, vitamina B1, vitamina B3, vitamina B7, vitamina B9, vitamina E e antioxidantes.

Entretanto, na hora de comprar o seu amendoim, você precisa ter o cuidado de verificar na tabela nutricional do alimento se ele não contém muito sódio e deve optar sempre pela versão do aperitivo que tenha o menor teor do mineral. Isso porque em excesso, o sódio é bastante prejudicial para a nossa saúde. Confira também todos os benefícios do amendoim para a saúde.

Referências Adicionais:

Você costuma consumir esses alimentos ricos em carboidratos complexos com frequência na sua dieta? Pretende incluir algum agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.