5 Benefícios da Fruta Canistel – Para Que Serve e Propriedades

      Comentários desativados em 5 Benefícios da Fruta Canistel – Para Que Serve e Propriedades
Canistel

Também conhecida pelo nome de sapota amarela, a fruta canistel é uma fruta amarelinha, que é originária do México e da América Central, e também pode ser encontrada no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O canistel foi introduzido no
Brasil como uma espécie frutífera vinda de outros países, pelo banco de
germoplasma de fruteiras tropicais e subtropicais do campus de Jaboticabal, em
São Paulo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A introdução do canistel no Brasil pela instituição ocorreu no ano de 1985, em uma parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen), através de mudas e sementes, que resultaram na origem de diversos tipos e variedades do canistel, que pode gerar frutos arredondados, ovalados ou alongados.

Passados 33 anos da introdução
do canistel no Brasil, a sua planta se tornou mais uma alternativa de cultivo
para os agricultores brasileiros. Apesar disso, existem poucos produtores de
canistel no Brasil e a fruta não é muito conhecida dentro do nosso mercado
nacional.

A fruta canistel pode ser utilizada em confeitarias e na preparação de batidas com leites ou sorvetes, o que é comum em seu país de origem, o México.

Se por um lado, a consistência pegajosa da sua polpa e o seu cheiro característico fazem com que o consumo in natura da fruta canistel não agrade a todos os paladares, há quem aprove o sabor da fruta e o classifique como doce.

Agora que já conhecemos um pouco melhor suas origens e usos, vamos conferir todos os benefícios da fruta canistel para a saúde?

Para que serve: 5 benefícios da fruta canistel

1. Fonte de vitamina A

Uma das propriedades da fruta canistel é a vitamina A, que é encontrada em uma quantidade elevada na composição do alimento.

O nutriente é um antioxidante, que tem funções associadas à visão, ao crescimento dos ossos, à reprodução, às funções celulares e ao nosso sistema imunológico.

A vitamina A contribui com a
formação e com a manutenção de dentes saudáveis, de tecido mole, de membranas
mucosas e da pele.

Também conhecida pelo nome de
retinol – que é uma forma ativa da vitamina A encontrada nos fígados de animais
e no leite integral – o nutriente trabalha na produção de pigmentos nas retinas
dos olhos.

O portal dos Institutos
Nacionais de Saúde dos Estados Unidos também informou que a vitamina A promove
a boa visão, especialmente na baixa luminosidade, e pode ser necessária para o
aleitamento.

2. Fonte de niacina (vitamina B3)

Outra informação encontrada é
que a fruta canistel também possui quantidades elevadas de niacina, também
conhecida pelo nome de vitamina B3, em sua composição.

No organismo humano, a vitamina B3 ou niacina participa do processo de conversão dos alimentos em combustível que possa ser utilizado pelo corpo, ao lado de outras vitaminas do complexo B.

Os benefícios da fruta canistel ligados à niacina são a ajuda a manter a sua pele, cabelos, olhos e fígado saudáveis e a manutenção do sistema nervoso funcionando apropriadamente.

3. Produtos cosméticos

O canistel pode ser utilizado
como matéria-prima para a indústria de cosméticos, graças ao fato de possuir
propriedades antioxidantes.

O fruto do canistel pode ser utilizado como componente de produtos como máscaras faciais e cremes de rejuvenescimento para a pele.

4. Propriedades antioxidantes

Falando nas propriedades antioxidantes que o canistel possui, vale a pena lembrar que os antioxidantes são conhecidos como substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres.

Por sua vez, os radicais livres são apontados como compostos que danificam o DNA e cujo acúmulo ao longo do tempo pode contribuir com o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, artrite e doença no coração.

5. Cicatrização de cortes

Ainda de acordo com informações pesquisadas, um dos benefícios da fruta canistel é a utilização da sua casca fina na cicatrização de cortes.

Entretanto, antes de utilizar a casca do canistel para essa finalidade é fundamental que você consulte um médico ou farmacêutico para se certificar de que tal prática não poderá trazer algum tipo de prejuízo para o seu machucado em questão.

Você já tinha ouvido falar da fruta canistel e seus benefícios para a saúde? Tem curiosidade de prová-la? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.