Chá Assam Tea – Benefícios, Como Preparar e Receitas

      Comentários desativados em Chá Assam Tea – Benefícios, Como Preparar e Receitas
Chá Assam Tea

Você já ouvi falar do chá Assam Tea? Trata-se de um chá preto, obtido por meio das folhas da planta Camellia sinensis, que recebe esse nome por conta da região de Assam, na Índia, que é o local onde ele é cultivado.

Veja mais detalhes acerca do chá preto e seus benefícios e entenda qual é a diferença entre chá e tisana, conferindo o que é melhor e traz mais benefícios.

Quais os benefícios do Assam Tea?

Assim como outras variedades de chá preto, o chá Assam Tea contém cafeína. Embora os chás pretos costumem possuir mais cafeína do que outros tipos de chá como o chá verde ou o chá branco, eles ainda apresentam um teor menor de cafeína do que o café preto.

E é justamente por conta da presença da cafeína no chá Assam Tea que alguns dos seus benefícios mais prováveis são um reforço na energia e um aumento no alerta mental.

Até existe a promessa de outros benefícios associados ao consumo do chá, entretanto, os cientistas ainda não confirmaram se eles são realmente experimentados quando alguém ingere a bebida.

O chá preto contém polifenois, incluindo catequinas, flavonoides e taninos. Polifenois são substâncias químicas das plantas que podem promover alguns benefícios para a saúde. Pesquisadores ligaram o consumo de flavonoides a importantes resultados, mas cientistas esclarecem que mais pesquisas são necessárias para dizer com certeza se o chá preto pode melhorar significativamente a sua saúde.

A maioria dos especialistas recomenda que quem deseja aproveitar por completo qualquer vantagem fornecida pelo chá preto deve usar as folhas soltas – e não o chá de saquinho – e não adicionar leite ou açúcar à bebida.

Como preparar o chá Assam Tea

1. Receita de chá Assam Tea com saquinho

Ingredientes:

  • Água;
  • Saquinho de Assam Tea.

Modo de preparo:

Colocar o saquinho de Assam Tea dentro de uma xícara de chá; Aquecer a água em 90º C – 95º C – para quem não tem como controlar a temperatura, a recomendação é levar a água para ferver e deixa-la descansar por um minuto para que a temperatura seja apenas um pouquinho reduzida.

Adicionar cerca de 235 ml dessa água em cima do saquinho de Assam Tea e deixar descansar durante dois minutos. Se o período de descanso for de três a cinco minutos, a bebida ficará mais forte e, possivelmente, mais amarga. Na sequência, retirar o saquinho do chá e servir-se imediatamente.

2. Receita de chá Assam Tea com as folhas

Ingredientes:

  • Água;
  • Folhas de Assam Tea.

Modo de preparo:

Encher a metade do bule para chá e das xícaras que receberão o chá com água quente para dar uma aquecida prévia. Mexer e rodar os recipientes para que a parte de dentro entre em contato com a água. Após, tirar a água dos utensílios.

Então, adicionar as folhas de Assam Tea – a proporção deve ser de uma colher de chá das folhas para casa cerca de 235 ml. Encher o bule para chá com água em temperatura entre 90º C – 95º C; Tampar o bule e deixar o chá descansar por dois minutos. Coar, passar o chá para as xícaras e servir-se imediatamente.

3. Receita de chá Assam Tea gelado e doce

Ingredientes:

  • 5 copos de água;
  • 6 saquinhos de Assam Tea;
  • 2 unidades de anis-estrelado;
  • 3 cravos inteiros;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • ¼ de xícara de leite condensado;
  • Gelo.

Modo de preparo:

Levar a água para ferver em uma panela média por alguns minutos. Tirar a panela do fogo e colocar os saquinhos de Assam Tea dentro dela.

Adicionar o cravo e o anis-estrelado e deixar ficar ali durante alguns minutos. Ficar de olho para assegurar que todos os ingredientes estejam adequadamente misturados. Deixar descansar por mais alguns minutos.

Remover os saquinhos de Assam Tea com o auxílio de uma colher grande. Na sequência, retirar o cravo e o anis-estrelado; Adicionar o açúcar e mexer até dissolver completamente; Levar o chá ao refrigerador para esfriar; Depois, despejar o chá em copos com gelo, acrescentar o leite condensado e mexer bem.

A bebida acima pode ser mantida por
aproximadamente uma semana.

Você provavelmente percebeu que a receita de chá Assam Tea gelado tem bastante açúcar, não é mesmo? Por isso, vale a pena não exagerar na quantidade de porções ao consumi-lo.

Dicas

O
ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não tomar todo o conteúdo
preparado de uma vez, pois isso pode ser perigoso para a saúde), antes que o
oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar
substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse
período, as perdas são consideráveis.

Certifique-se ainda de que os ingredientes que você utilizar no preparo do seu chá Assam Tea sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicos, frescos, estejam bem limpos e higienizados e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde. Na hora de comprar a matéria-prima para fazer o chá, verifique também que se trata realmente da planta desejada, conferindo o seu nome científico.

Cuidados com a Assam Tea

Tomar muito chá preto pode causar efeitos colaterais como dor de cabeça, nervosismo, problemas para dormir, vômito, diarreia, irritabilidade, batimento cardíaco irregular, tremor, azia, tontura, zumbido nos ouvidos, convulsão, confusão e dependência psicológica, por conta da presença de cafeína em sua composição.

Quem
tem condições sensíveis a hormônio como câncer de mama, câncer uterino, câncer
ovariano, endometriose e miomas uterinos não pode tomar o chá preto.

Mulheres que estejam grávidas ou amamentando não podem tomar mais do que três xícaras de chá preto por dia. Beber mais do que isso na gravidez foi associado a um maior risco de aborto, ao aumento de risco da síndrome da morte súbita infantil, ao baixo peso e a sintomas da abstinência de cafeína em recém-nascidos. O melhor é buscar por chás que são adequados para grávidas.

Além
disso, para as mulheres que amamentam, a cafeína pode deixar o neném mais
irritado e fazer com que ele tenha mais movimentos intestinais.

O chá preto pode piorar a anemia em pessoas com deficiência de ferro, os distúrbios de ansiedade, a diarreia (especialmente em doses elevadas) e o sintomas da síndrome do intestino irritável.

Quem tem distúrbios hemorrágicos, problemas cardíacos e diabetes ou sofre com convulsões deve tomar o chá preto com cautela, por conta do seu teor de cafeína. O chá preto com cafeína não é indicado para quem tem glaucoma.

Outro
alerta é que pessoas com osteoporose não podem tomar mais do que 300 mg de
cafeína ou 2 a 3 copos de chá preto por dia e que mulheres mais velhas com uma
condição genética que afeta o modo do corpo usa a vitamina D devem consumir a
cafeína com cautela.

A cafeína no chá preto pode aumentar as chances de desenvolver a bexiga hiperativa e, como o chá preto pode elevar os sintomas em quem já sofre com a condição, a bebida deve ser usada com cautela por essas pessoas.

Referências
Adicionais:

Você já conhecia o chá Assam Tea e seus benefícios? Pretende experimentar e introduzir na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.