Chá de Uxi Amarelo e Unha-de-Gato Funciona? Para Que Serve e Cuidados

      Comentários desativados em Chá de Uxi Amarelo e Unha-de-Gato Funciona? Para Que Serve e Cuidados
Chá de uxi amarelo e unha-de-gato

Veja a seguir para que serve o chá de uxi amarelo e unha-de-gato, se realmente funciona e confira alguns cuidados para o seu consumo.

Enquanto alguns são avessos a produtos naturais para tratar a saúde e preferem a medicina convencional, outros vivem aceitando e testando indicações de receitas naturais.

No entanto, antes de tomar um chá para determinada condição, precisamos ter certeza de que ele realmente pode ajudar, não é mesmo? Por isso, veja se o chá de uxi amarelo e o de unha-de-gato funciona mais abaixo.

Aproveite para conhecer como fazer chá de unha-de-gato e seus benefícios e confira uma dieta da fertilidade para engravidar, já que é por esse motivo que muitas mulheres buscam essas bebidas.

Para que serve o chá de uxi amarelo e unha-de-gato? A bebida funciona?

Essa bebida está associada ao auxílio do tratamento de problemas uterinos ou dificuldades para engravidar. Isso porque acredita-se que as propriedades imunoestimulantes e anti-inflamatórias dessas plantas ajudam a diminuir cistos e miomas do útero que dificultam uma gravidez.

O uso da dupla de
plantas funciona da seguinte maneira: os chás de cada uma são preparados
separadamente, sendo que o de uxi amarelo é consumido pela manhã e o de
unha-de-gato é ingerido no período da tarde.

Conforme o que uma pesquisa conduzida em ratas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) indicou, a unha-de-gato conseguiu diminuir em 60% as lesões provocadas pela endometriose.

A endometriose é uma doença em que o endométrio (que é o tecido de revestimento do útero) sai para fora do órgão, que provoca dores menstruais e infertilidade.

Entretanto, como o
estudo foi conduzido em ratinhas, não temos como assegurar que o mesmo efeito
seja observado em mulheres humanas.

Há relatos em reportagens de mulheres que sofriam com miomas e tomaram o chá de uxi amarelo e unha-de-gato na tentativa de diminuí-los. Após começar a tomar os chás, as mulheres teriam engravidado com mais facilidade cerca de um a dois meses depois.

Isso pode significar que o chá de uxi amarelo e unha-de-gato funciona de alguma maneira, diminuindo os miomas que impedem a gravidez.

Mas atenção

Ao primeiro sinal de gravidez, a mulher que toma o chá de uxi amarelo e unha-de-gato precisa interromper a ingestão da bebida e ir o mais rápido que puder ao médico para confirmar a gestação. Isso porque as duas plantas são contraindicadas para as grávidas.

Além disso, precisamos ressaltar que, antes de aderir ao chá de uxi amarelo e unha-de-gato para tratar miomas, cistos, endometriose, infertilidade ou qualquer outro tipo de problema de saúde da mulher, é fundamental consultar o médico.

Não podemos concluir que, por termos relatos de que as bebidas funcionaram na internet, elas também darão certo para todo mundo. Cada mulher possui o seu próprio organismo e o seu próprio quadro de miomas, cistos, endometriose ou infertilidade.

Portanto, ela precisa de um acompanhamento médico para receber o tratamento adequado para os seus problemas em questão e para se certificar de que o chá de uxi amarelo e unha-de-gato realmente pode auxiliar o seu quadro em particular.

Cuidados com o chá de uxi amarelo e unha-de-gato

O uxi amarelo é contraindicado para mulheres que estejam grávidas
ou se encontrem no período do aleitamento.

A ingestão de altas doses de unha-de-gato pode provocar efeitos
anticonceptivos, além de causar diarreia, náusea e prisão de ventre. A planta
também pode causar tontura, e vômitos em algumas pessoas.

O uso da unha-de-gato é contraindicado para gestantes, mulheres
que amamentam, pessoas com alergia à unha-de-gato, pacientes transplantados,
indivíduos com esclerose múltipla, pessoas om problemas gástricos, pacientes
com tuberculose e indivíduos com leucemia.

Recomenda-se que as pessoas com doenças autoimunes como esclerose múltipla e lúpus evitem usar a unha-de-gato sem consultar o médico. A planta também exige cautela por parte de quem tem a pressão baixa ou sofre com distúrbios hemorrágicos. É preciso parar de consumir a unha-de-gato pelo menos duas semanas antes da data marcada para a realização de uma cirurgia.

Antes de utilizar qualquer chá – o que inclui o chá de uxi amarelo
e unha-de-gato – para qualquer finalidade é fundamental consultar o médico para
confirmar se a bebida realmente pode ser ingerida, verificar se ela não pode
fazer mal e saber em que dosagem e frequência ela pode ser consumida.

Mesmo as bebidas à base de plantas podem ter contraindicações e provocar efeitos colaterais, principalmente se forem utilizadas de maneira inadequada ou excessiva. Jamais substitua qualquer tratamento pelo uso exclusivo de um chá sem consultar várias opiniões de médicos porque isso pode prejudicar gravemente a sua saúde.

A recomendação de consultar o médico antes de tomar o chá de uxi
amarelo e unha-de-gato deve ser seguida por todas as pessoas, principalmente
por quem tem a saúde sensibilizada como grávidas, mulheres que amamentam,
crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com algum tipo de doença ou
condição específica de saúde.

Também é importante consultar o médico para saber se não faz mal
beber o chá de uxi amarelo e unha-de-gato ao mesmo tempo em que algum
medicamento, suplemento ou planta que você já esteja utilizando.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o chá de uxi amarelo e unha-de-gato? Conhece alguém que tenha tomado e confirme que funciona? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.