5 Alimentos para Fortalecer Ossos

      Comentários desativados em 5 Alimentos para Fortalecer Ossos
Alimentos para fortalecer ossos

Uma dieta saudável e equilibrada ajuda as pessoas a construir ossos fortes desde cedo e a mantê-los durante toda a vida. Uma quantidade suficiente de cálcio é necessária para fortalecer os ossos e a vitamina D serve para que o corpo possa absorver o cálcio. Por isso, os alimentos para fortalecer ossos devem conter esses nutrientes.

Uma saúde óssea ruim pode causar condições como osteoporose, raquitismo e aumentar o risco de quebrar um osso quando ocorrer uma queda em uma idade mais avançada na vida.

Um dos mitos mais comuns que continuam sendo escritos nas recomendações de dieta é o de que os laticínios, especialmente o leite, fornecem a quantidade de cálcio necessário que as pessoas precisam para manter os ossos fortes. Você já deve ter escutado e até mesmo acreditado que três copos de leite por dia reduzem o risco de osteoporese, mas infelizmente, essas recomendações são falsas e podem esgotar com os minerais do corpo humano.

No entanto, felizmente, através de uma dieta equilibrada e saudável, você deve ser capaz de obter todos os nutrientes que precisa para manter os ossos fortes e saudáveis, além da prática de atividade física e evitar certos fatores de risco.

Suplementos
de cálcio desnecessários

Se você acredita que os países onde a população consome maiores quantidades de suplementos lácteos e cálcio em comparação com quaisquer outros do mundo teriam uma menor incidência de fraturas ósseas, você pode estar errado.

Por incrível que pareça, a taxa de fraturas ósseas em países da Ásia e da África onde as pessoas consomem poucos produtos laticínios e nenhum suplemento de cálcio é menor que 70%.

A dieta ocidental é composta em grande parte por alimentos formadores de ácidos, como por exemplo os grãos altamente refinados, alimentos açucarados e carnes processadas. O pH do sangue humano é de 7.365m, o que mostra que é extremamente sensível a mudanças, e mesmo uma mudança de 0,1 no pH pode ser letal para o corpo.

Esses alimentos ácidos fazem com que os tecidos, incluindo
as articulações, músculos e ossos, liberem minerais para estabilizar o pH da
corrente sanguínea, e como resultado, minerais alcalinos como sódio, cálcio e
magnésio se esgotam do corpo das pessoas.

Se você quer ajudar o seu corpo a se curar ou fortalecer os ossos, conheça agora 5 alimentos para fortalecer ossos e faça pequenas mudanças em sua dieta para desenvolver ossos fortes e ainda aumentar o seu bem-estar geral.

1. Verduras e vegetais de folhas verdes

Verduras, vegetais e frutas frescas e cruas são alguns dos melhores alimentos para fortalecer ossos. O Dr. Dawson Hughes publicou um estudo em que disse que “quando frutas, verduras e vegetais são metabolizados, eles adicionam bicarbonato, um composto alcalino ao corpo… Nosso estudo descobriu que o bicarbonato teve um efeito favorável na reabsorção óssea e na excreção de cálcio. Isso sugere que o aumento do conteúdo alcalino da dieta pode atenuar a perda óssea em idosos saudáveis”.

Os vegetais ricos em antioxidantes reparam os danos no tecido ósseo causados pelo estresse oxidativo. Verduras de folhas escuras estão carregadas com minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde óssea como o magnésio, vitamina K, cálcio, ferro e muitos outros. Estes minerais são muito importantes para que ocorra o desenvolvimento de ossos fortes.

Adicione legumes como rúcula, couve, espinafre, agrião e folhas de mostarda em sua dieta diária para que tenha uma nutrição ideal. Esses alimentos ajudam a combater a inflamação e fornecem fitonutrientes essenciaos para o corpo reconstruir e manter as células nos ossos.

2. Gema de ovo de galinha caipira

Os ovos de galinhas caipiras, que são criadas em pastos, são uma fonte compacta de antioxidantes que contêm 13 nutrientes essenciais que contribuem para a saúde dos ossos.

Ao contrário dos ovos convencionais de animais criados presos e que recebem vitamina D sintética como um suplemento alternativo, as galinhas que se alimentam com pastagem natural recebem vitamina D natural através da luz solar e fornecem colina, folato, zeaxantina, riboflavina, luteína, proteínas, gorduras saudáveis e vitamina D.

No entanto, a maioria dessas
vitaminas e mineiras está presente na gema dos ovos.

A nutrição da medula óssea requer especificamente níveis adequados de biotina para funcionar de forma eficaz, e é a gema do ovo que contém a maior concentração deste importante nutriente para a saúde óssea. O consumo regular de gemas de alta qualidade ajudará qualquer pessoa a desenvolver ossos fortes.

3. Laticínios crus e fermentados

Animais alimentados com uma dieta rica em grãos produzem produtos lácteos muito ácidos e por isso, promovem a inflamação no corpo humano. Como dito anteriormente, consumir a porção recomendada de produtos lácteos pasteurizados faz mais mal do que bem para o corpo, e por isso, beber ou comer cereais com um copo de leite integral pasteurizado seguido por uma xícara de iogurte adoçado com granola no lanche e um x-burger no jantar é um conceito grosseiramente enganoso que não contribui para uma saúde óssea ideal.

Você pode fazer uma pequena troca em sua dieta trocando os produtos pasteurizados que consome por leite cru de animais de pasto. A nutrição deste leite é mais biodisponível para a absorção do corpo e não é tão ácida.

Embora o cálcio provavelmente venha à mente quando você pensa em leite e saúde dos ossos, as fontes certas de leite também contêm magnésio, que é necessário para o metabolismo do cálcio no corpo e o desenvolvimento e manutenção da estrutura dos ossos.

Aproximadamente 60% de magnésio está concentrado nos ossos, o que os torna a fonte mais rica de magnésio em comparação com qualquer outro tecido do corpo.

4. Vegetais marinhos

Os vegetais do mar são o superalimento do oceano, pois fornecem minerais e nutrientes em abundância. Alguns desses nutrientes que estão disponíveis com maior facilidade são o iodo, selênio, cálcio, folato, beta-caroteno, magnésio, niacina, colina, vitamina K e ferro.

Vegatais marinhos também ajudam a amortecer o pH da corrente sanguínea, o que é fundamental para ajudar na manutenção da densidade óssea adequada e no desenvolvimento de ossos fortes. Alguns dos melhores alimentos para fortalecer ossos que você pode adicionar à sua dieta são o nori (o que envolve os sushis), palma do mar, kelp, musgo irlandês e dulse.

5. Caldo de ossos e proteína de colágeno

O caldo de ossos é uma excelente fonte de nutrientes para todo o corpo. Um caldo de ossos feito com ossos de animais alimentados com capim é ricos em nutrientes como gelatina, prolina, colágeno, sulfato de condroitina, glicina, cálcio, magnésio e muitos outros essenciais para a saúde óssea.

A proteína de colágeno é especialmente necessária para a saúde do tecido conjuntivo, incluindo a cartilagem, as articulações e os ossos. Completar a sua dieta com caldo de ossos e proteína de colágeno é uma ótima maneira de aumentar a densidade de nutrientes em seus ossos e deficiências reversas que levam a doenças ósseas degenerativas.

Absorção
de vitamina D do sol

A força dos seus ossos é principalmente um reflexo da dieta que você consome. No entanto, além desses alimentos para fortalecer ossos, existem outros fatores de estilo de vida que também contribuem para a saúde deles.

Os perigos da alta exposição ao sol fizeram com que muitas pessoas evitassem a exposição ao sol ou se lambuzassem com protetores solar altamente tóxicos que, além de refletirem os raios solares, também impediam o corpo de absorver a vitamina D de forma natural.

A estrutura óssea saudável depende da vitamina D e da energia que estimula nossas células, e evitar este nutriente que é crítico para a produção de hormônios é muito mais perigoso do que tomar um pouco de sol. Considere aumentar os seus níveis de vitamina D com um suplemento contendo de 5 a 10.000 UI por dia.

Exercícios
físicos

Para manter uma boa saúde óssea ao longo da vida, além de se alimentar, o exercício físico é muito importante. Quando se trata de construir e manter ossos fortes, praticar exercícios é essencial, especialmente atividades de levantamento de peso, caminhar, correr, dançar, subir escadas e praticar esportes com raquetes.

Encontre algum exercício físico que você goste de fazer, torne-o uma atividade regular e siga as dicas desses 5 alimentos para fortalecer os ossos, mantendo assim a sua saúde em dia.

Referências
Adicionais

Você costuma ingerir com frequência esses alimentos para fortalecer ossos? Costuma ter problemas recorrentes nos ossos? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.