5 Alimentos Que Causam Alzheimer

      Comentários desativados em 5 Alimentos Que Causam Alzheimer
Alimentos que causam Alzheimer

Para muitas pessoas, um declínio na saúde do cérebro pode parecer uma parte inevitável do envelhecimento. Estudos mostram que enquanto alguns alimentos aumentam a memória e a saúde cerebral, existem outros alimentos que causam Alzheimer, ou melhor, aumentam os riscos da doença de Alzheimer. Veja a seguir quais são esses alimentos e evite-os em sua dieta para preservar a saúde do seu cérebro.

Vale destacar que esses mesmos alimentos estão ligados a outros sérios problemas de saúde, o que torna muito importante limitar ou inclusive tirá-los de vez da dieta de uma pessoa idosa.

Falando nisso, não deixe de conferir essas dicas de alimentos bons para a memória e veja também uma análise sobre as causas do Alzheimer e fatores de risco.

Novo estudo mostra mais ligações entre saúde cerebral e dieta

Foi divulgado um novo e importante estudo que liga conclusivamente a dieta e a doença de Alzheimer, fornecendo ainda mais evidências de como você pode proteger ou piorar a saúde do seu cérebro com a sua alimentação.

Na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer no Reino Unido, os pesquisadores revelaram que seguir uma dieta mediterrânea saudável ou a dieta MIND, muito parecida com a primeira, pode reduzir o comprometimento cognitivo futuro em até 35%.

Embora estudos anteriores tenham vinculado dietas saudáveis para o coração a uma melhor função cognitiva, este estudo que foi realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco é importante devido ao seu tamanho, pois foram estudados 6 mil adultos que participaram da pesquisa sobre saúde e aposentadoria.

Ambas as dietas estudadas variam muito pouco, sendo que a maior diferença é que a dieta MIND dá mais ênfase a vegetais verdes folhosos e restringe todas as frutas, exceto as bagas. “As dietas como um todo parece, ter o maior benefício. Alimentos e nutrientes parecem trabalhar juntos para proporcionar os benefícios”, disse a pesquisadora Claire McEvoy. Ela acrescenta que o poder das dietas pode estar relacionado ao “profundo efeito positivo que uma dieta de alta qualidade tem no sistema vascular”, que por sua vez afeta a saúde do cérebro.

Alimentos que causam Alzheimer

Porém, ao mesmo tempo que alguns alimentos podem ajudar a manter a saúde do cérebro, existem aqueles que podem ter efeitos contrário. Por isso, veja agora os 5 alimentos que causam Alzheimer que você deve evitar no dia a dia.

1. Açúcar e carboidratos refinados

Um estudo realizado mostrou que as pessoas que consumem uma dieta rica em açúcar e carboidratos refinados estavam quatro vezes mais propensas a desenvolverem a doença de Alzheimer em comparação com aquelas que mantinham uma dieta saudável.

Carboidratos
naturais, como amido e fibras, não são prejudiciais ao organismo, porém os
carboidratos presentes em alimentos processados são insalubres e aumentam os
níveis de açúcar no sangue, fazendo com que, ao longo do tempo, o seu corpo desenvolva
resistência à insulina, o que é uma condição desenvolvida pelos pacientes de
Alzheimer.

2. Pipoca de micro-ondas

A pipoca pode ser considerada um lanche saudável se feita da maneira correta; a propósito, aprenda a fazer sua pipoca saudável. No entanto, a pipoca de micro-ondas não é nada saudável, pois contém um composto químico responsável pelo acúmulo de placas amiloides no cérebro e pesquisadores ligaram isso a um risco maior de doença de Alzheimer.

3. Carne vermelha

As carnes vermelhas são alimentos ricos em ferro, o que é bom para a sua saúde, mas quando em excesso, pode fazer muito mal.

Muito ferro no organismo acaba prejudicando os radicais livres e preenchendo a área da “substância cinzenta” do cérebro, que é a primeira a mostrar sinais de envelhecimento e degeneração. Sendo assim, o excesso de ferro nessa área pode aumentar a velocidade do envelhecimento, e por isso a carne vermelha é um dos alimentos que causam Alzheimer se consumida em excesso.

4. Alimentos inorgânicos

Os alimentos inorgânicos são mais fáceis de serem encontrados no mercado por se tratarem de alimentos mais acessíveis e baratos. Acontece que muitas pessoas ainda não estão cientes do fato de que pequenas economias a curto prazo podem levar a uma longa e elaborada conta com medicamentos e tratamentos no futuro, pois os pesticidas presentes nesses alimentos podem causar várias doenças, inclusive Alzheimer.

5. Carnes e queijos processados

Salsichas, bacon, perus defumados, mussarela, cheddar entre outras variedades processadas podem ser alguns alimentos que causam Alzheimer.

Além disso, as carnes processadas contêm nitrosaminas que levam ao excesso de produção de gordura pelo fígado, o que novamente é um fator responsável pelo desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O cérebro precisa do seu próprio combustível, ele precisa de gorduras saudáveis, vegetais, frutas, proteínas magras, vitaminas e minerais adequados. Consumir nada ou muito pouco desses alimentos e, por sua vez, muitos carboidratos complexos, alimentos processados e açúcar irá estimular a produção de toxinas no corpo, que podem levar à inflamação e ao acúmulo de placas no cérebro. Como resultado, prejudica a função cognitiva, levando à doença de Alzheimer.

Esses efeitos se aplicam a pessoas de todas as idades, e não apenas a idosos, por isso nunca é tarde para começar a se cuidar e cuidar da saúde do seu cérebro.

Agora que você já sabe quais são os 5 principais alimentos que causam Alzheimer, é hora de limitar ou até mesmo eliminar de vez o seu consumo para cuidar da sua saúde.

Referências Adicionais:

Você consome com frequência estes alimentos que causam Alzheimer? Pretende diminuir ou excluir da sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.