Amendoim Dá Espinha? Tipos e Dicas

      Comentários desativados em Amendoim Dá Espinha? Tipos e Dicas
Amendoim

Apesar de calórico – 100 g do amendoim japonês podem apresentar 488 calorias – o amendoim é um alimento que fornece nutrientes úteis para o nosso organismo.

Essa lista pode incluir carboidratos, fibras,
proteínas, magnésio, manganês, fósforo,
cobre, vitamina B1, vitamina B3, vitamina B7, vitamina B9 (ácido fólico/folato),
vitamina E e antioxidantes.

No dia a dia, podemos encontra facilmente amendoins em bares e também podemos usá-los como aperitivos para receber visitas, para assistir a uma partida de futebol ou um filme na televisão ou como lanchinho naquela hora do dia entre uma refeição principal e outra em que a fome aperta.

No entanto, nos momentos em que você saboreou a sua porção do alimento já parou para pensar se o amendoim causa espinha?

Será que é verdade que o amendoim dá espinha?

O desenvolvimento das espinhas é provocado pela acne, um problema que surge quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.

Segundo dermatologistas, a condição pode ser causada por uma série
de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de
bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao
acúmulo de células e tecidos mortos.

A ligação entre a dieta e a acne é controversa para nutricionistas, no entanto, pesquisas recentes mostram que a dieta pode sim exercer um papel expressivo no que se refere ao desenvolvimento da acne.

Especialistas explicam que, embora os alimentos não provoquem a acne por si só, alguns deles podem piorar a condição. Será que o amendoim é um desses alimentos? Será que o amendoim dá espinha?

Não necessariamente. Conforme encontramos, as pessoas que sofrem com a acne costumam ter níveis baixos de antioxidantes como a vitamina E encontrada no amendoim.

Esses nutrientes são conhecidos por protegeram as células contra
danos e infecções, entretanto, não existem provas claras de que os antioxidantes
resolvam a acne.

Por outro lado, os amendoins entram na categoria de legumes que possuem lectinas, substâncias que podem bloquear os poros, favorecendo assim o desenvolvimento da acne.

Conforme informações, a quantidade de gorduras encontrada na composição do amendoim pode resultar em um aumento na oleosidade da pele, o que pode gerar, em tese, a espinha. No entanto, o efeito observado varia de pessoa para pessoa.

Manteiga de amendoim e amendoim doce

A manteiga de amendoim possui as chamadas micotoxinas, substâncias tóxicas que podem estar associadas à acne. Ela se trata de um mofo que cresce em determinadas culturas de alimento e amadurece durante o processo de transporte.

Mesmo as culturas orgânicas são afetadas e é por esse motivo que muitas pessoas experimentam uma reação alérgica aos amendoins, o que pode incluir uma crise de acne.

O fato de boa parte das pessoas que têm acne também sofrerem com uma pele oleosa leva profissionais da saúde e pacientes que sofrem com o problema a acreditarem que alimentos oleosos e gordurosos como a manteiga de amendoim contribuem com os problemas da acne.

Entretanto, conforme o doutor e professor conjunto da Universidade
de Newcastle, na Austrália, Parker Magin, experimentos falharam em mostrar uma
relação clara entre os alimentos ricos em gordura ou açúcar e a intensidade da
acne.

Segundo os pesquisadores, desconfia-se que são as dietas
ocidentais, de maneira geral, e não alimentos específicos que podem provocar a
acne.

Ainda assim, os açúcares e carboidratos simples
adicionados para melhorar o sabor e a textura da manteiga de amendoim podem
agravar os problemas associados à acne. Os açúcares também podem aparecer em
outras receitas com amendoim, como é o caso do amendoim doce.

Esses ingredientes de índice glicêmico alto e fácil digestão provocam um crescimento nos níveis de açúcar e de insulina no sangue. Mudar os níveis de insulina e açúcar no sangue aumenta a produção de hormônios androgênios, que, por sua vez, elevam a produção do sebo.

Com isso, as glândulas da pele secretam mais óleo, os folículos são obstruídos e uma nova crise de acne é iniciada. Por isso, para quem deseja aliviar os sintomas da acne, a recomendação consiste em optar pelas manteigas de amendoim sem ingredientes adicionados.

Além disso, um estudo mostrou que as pessoas que
consomem com frequência açúcares adicionados tem 30% a mais de chance de ter
acne.

Mais importante do que saber se o amendoim dá espinha

Tanto para quem já sofre com a acne, tanto para quem deseja prevenir o aparecimento do problema, é entender como deve funcionar toda a alimentação para combater o problema. Para isso, o jeito mesmo é ter uma boa conversa com o dermatologista e/ou o nutricionista.

No caso das pessoas que já têm a acne e as espinhas, além de saber da alimentação, é importante consultar um bom dermatologista para receber o diagnóstico apropriado a respeito do seu quadro, assim como saber corretamente qual o tratamento mais seguro e eficiente, levando em consideração as particularidades do seu caso e da sua saúde, em particular.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que amendoim dá espinha? Tem costume de comer amendoim e sofre regularmente com a acne? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.