Banana Aumenta o Colesterol e Triglicérides?

      Comentários desativados em Banana Aumenta o Colesterol e Triglicérides?
Bananas

Banana amassada ou na salada de frutas. Na vitamina, com iogurte ou aveia. Em receitas de pães, bolos, tortas, mousse, sorvetes, molhos e até brigadeiros funcionais. Viu como podemos consumir a banana de diversas maneiras? Basta escolher o que combina mais com as preferências e a saúde de cada um.

Mas será que mesmo as pessoas que sofrem com problemas com níveis elevados de colesterol e triglicérides podem comer a banana à vontade? Ou será que banana aumenta o colesterol?

A banana aumenta o colesterol?

Se consumidas moderadamente, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol. “Elas oferecem uma boa fonte de fibra alimentar, que pode ajudar a reduzir o seu LDL ou colesterol ruim. O potássio nas bananas também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, o que pode, por sua vez, diminuir o seu colesterol”, afirmou a mestra em saúde, nutrição e exercício Kathryn Gilhuly.

Segundo Gilhuly, uma banana média carrega 3,1 g de fibras e 422 mg de potássio. Entretanto, ela destacou que, ainda que o alimento seja considerado uma boa fonte de fibras alimentares, outros itens como framboesa, feijão preto e ervilhas são classificados como fontes ainda melhores do nutriente.

Gilhuly também deu maiores explicações a respeito da associação entre a pressão arterial e as taxas de colesterol: “A pressão arterial e o colesterol estão conectados – níveis elevados de um podem aumentar os níveis do outro. E a pressão arterial alta aumenta os depósitos de colesterol nos seus vasos sanguíneos, o que contribui com a doença cardiovascular”.

Como não obtemos toda a quantidade necessária de potássio, mineral que contribui com o controle da pressão arterial, somente por meio da banana, vale a pena saber que, conforme a mestra em saúde, nutrição e exercício, outras boas fontes de potássio incluem: batata branca ou batata doce assada com a casca, iogurte, espinafre e suco de laranja.

A banana aumenta o triglicérides?

Agora que vimos se a banana aumenta o colesterol,
será que a fruta pode elevar os níveis de triglicérides?

Segundo Kathryn Gilhuly, muito açúcar na dieta pode elevar os níveis de triglicérides. Tanto que a Associação Americana do Coração
recomenda, para quem segue uma dieta de 2 mil calorias por dia, limitar em
aproximadamente 100 até 200 as calorias diárias correspondentes ao açúcar
adicionado que pode ser encontrado em produtos como refrigerantes, cookies e
doces.

A Associação Americana do Coração também aconselha
a limitar a ingestão de frutose, um açúcar encontrado na banana, em 50 g a 100
g.

“Qualquer comida ou bebida que contém açúcar,
álcool ou gordura pode aumentar os triglicérides. As bananas contêm frutose, mas
você precisaria comer mais do que oito em um dia para alcançar 50 g de frutose.
Uma banana média tem 105 calorias e 5,72 g de frutose. Você precisaria comer
nove bananas para alcançar o limite mais baixo do consumo diário de frutose e
18 para exceder (o limite) máximo. Frutas mais prováveis de elevar os seus
triglicérides incluem uvas-passas e abacaxi”, esclareceu Gilhuly.

Além disso, ela explicou que o açúcar natural das
frutas é processado de maneira diferente do que a do açúcar adicionado, já que
ela não está disponível imediatamente para a absorção porque o trato digestivo
precisa decompor as células das frutas.

“A não ser que você role as suas bananas no chocolate, você não precisa se preocupar a respeito das bananas aumentarem seus triglicérides”, completou mestra em saúde, nutrição e exercício.

Ou seja, não se espera que o consumo moderado da banana fresca aumente os níveis de triglicérides. De qualquer maneira, converse com o seu médico para saber qual o limite máximo de banana que pode ingerir diariamente sem provocar a elevação dos seus triglicérides.

Até porque pesquisadores afirmam que as pessoas que sofrem com os triglicérides elevados devem se focar em comer mais frutas com menos frutose como a banana, a toranja, o morango e o pêssego.

Pesquisadores também recomendam que quem tem
triglicérides altos deve comer mais vegetais, mais grãos integrais ricos em
fibras e principalmente mais ácidos graxos ômega-3, presentes em peixes como o
salmão e a sardinha.

Mais importante do que saber se a banana aumenta o colesterol e triglicérides

É compreender que é necessário cuidar de toda a alimentação para procurar evitar que ambos fiquem muitos elevados. Isso porque tanto o colesterol como os triglicérides podem obstruir as artérias.

Portanto, se você já foi diagnosticado com
problemas de colesterol e/ou triglicérides elevados, consulte o médico para
saber como deve ser toda a alimentação para auxiliar a controlar a condição.

Por outro lado, se você não foi diagnosticado com esses problemas procure manter uma alimentação saudável, contando com o acompanhamento do nutricionista, preferencialmente para continuar a mantê-los bem longe.

Lembre-se sempre de que os nossos artigos servem somente para informar e jamais podem substituir a opinião, diagnóstico ou recomendação do médico ou de qualquer outro profissional de saúde.

Você já tinha ouvido falar que banana aumenta o colesterol ou triglicérides? Tem costume de comer bastante banana? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.