Banana Desidratada Engorda? Calorias, Como Fazer e Benefícios

      Comentários desativados em Banana Desidratada Engorda? Calorias, Como Fazer e Benefícios
Banana desidratada

Além de consumirmos as frutas na sua forma fresca, é possível encontrá-las na forma desidratada ou seca, uma fruta que teve praticamente todo o seu teor de água removido, através de um processo que resulta no encolhimento da fruta. Uma das frutas que podem ser desidratadas é a banana, e é justamente sobre ela que vamos conversar abaixo, procurando entender se a banana desidratada engorda ou se isso é apenas mais um mito.

Será que a banana desidratada engorda?

Um aspecto relevante para entendermos se a banana desidratada engorda é conhecermos a quantidade de calorias que o alimento pode carregar.

De acordo com o que a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir indicou, podemos esperar que a quantidade de calorias da banana desidratada não seja baixa. Isso porque o processo de desidratação de uma fruta também resulta em um alimento denso em energia (calorias).

Para sabermos a quantidade de calorias que uma porção de banana desidratada pode apresentar, resolvemos consultar alguns portais que disponibilizam dados nutricionais a respeito de uma série de alimentos e bebidas (não submetemos as bananas secas a análises, apenas reproduzimos as informações).

Conforme
encontramos, uma porção com 18 pedaços ou 55 g de banana desidratada da marca
Presea carrega 190 calorias, enquanto uma embalagem de 55 g de banana
desidratada da marca Taek apresenta 98 calorias e uma xícara ou 50 g de banana
desidratada da marca Crokan é composta por 89 calorias.

Com base nesses números, pode-se calcular e estimar que uma porção com 100 g de banana desidratada pode possuir entre 178 a 345,45 calorias. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 g de banana fresca contém 89 calorias.

Ou seja, quando comparamos a mesma quantidade, em gramas, a banana fresca é significativamente menos calórica do que a banana desidratada. O processo de desidratação das frutas faz com que o seu açúcar natural fique concentrado, o que pode chegar a triplicar as calorias do alimento. Por esse ponto de vista, a banana desidratada engorda mais do que a fruta fresca, realmente.

Portanto, para quem deseja comer a banana seca, mas precisa e/ou quer emagrecer ou, pelo menos, não engordar, o ideal é moderar bastante as suas porções do alimento para não correr o risco de ingerir calorias em excesso.

A questão do açúcar

Outro problema em relação às frutas secas para entender se a banana desidratada engorda e que requer que o seu consumo seja moderado é que elas podem conter uma quantidade significativa de açúcar.

Uma vez que a água foi removida da fruta, isso concentra todo o açúcar e as calorias em um espaço (volume e peso) muito menor. Por essa razão, a fruta seca é rica em calorias e açúcar.

Além
disso, para tornar as frutas desidratadas mais doces e atraentes, algumas
fabricantes cobrem as frutas com açúcar adicionado antes de secá-las.

O açúcar adicionado tem mostrado efeitos prejudiciais para a saúde, aumentando o risco de obesidade, doença cardíaca e até câncer. Uma forma de evitar frutas que contêm açúcar adicionado é ler os ingredientes e a informação nutricional encontrados nas embalagens.

Quando há o consumo de muito açúcar, todo esse açúcar precisa ser armazenado em algum lugar, e vai parar dentro das células de gordura.

Depois que o açúcar em excesso é ingerido e entra no organismo, ele vai parar na corrente sanguínea. Quando o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, secreta o hormônio insulina, que faz com o açúcar parta para algumas células, principalmente as do fígado e as musculares, para que ele seja utilizado como energia.

Essa energia em excesso não é utilizada, ela precisa ser armazenada em algum lugar. Se o açúcar elevado no sangue não é utilizado de alguma maneira, ele acaba sendo transformado em depósitos de gordura no corpo.

Quando o fígado está sobrecarregado pelo excesso de açúcar, ocorre o acúmulo de gordura nas células hepáticas enquanto elas tentam adaptar-se a toda essa gordura extra que está chegando ao organismo. Esse processo está associado não somente a problemas com o peso, mas também com a diabetes e à doença hepática gordurosa.

Para evitar o consumo excessivo de açúcar com a banana desidratada, uma alternativa é escolher a versão do produto que tenha o menor teor de açúcar ou preparar a sua própria banana desidratada sem açúcar adicionado em casa, como na receita que você irá conferir no final deste artigo.

Uma
sugestão trazida para diminuir o impacto do açúcar da fruta desidratada no
organismo é consumir a fruta seca como a banana desidratada acompanhada de
sementes de girassol ou abóbora.

Para
esse mesmo objetivo de diminuir a velocidade de liberação do açúcar da fruta
desidratada no organismo, os nutricionistas aconselham que as frutas secas como
a banana desidratada também devam ser acompanhadas de uma proteínas magra como
iogurte ou queijo light ou de uma gordura saudável como castanha-do-pará, noz
ou amêndoa.

Mais importante do que saber se a banana desidratada engorda

É entender que para emagrecer ou evitar o aumento do peso corporal é fundamental se preocupar com toda a dieta, não somente com um único alimento, certificando-se de que ela seja saudável, nutritiva, controlada e equilibrada.

Até
porque um único alimento não pode ser considerado o culpado de um aumento de
peso e nem a solução para um processo de emagrecimento. O jeito mesmo é saber
como incluir cada alimento na dieta de modo que ele não prejudique a questão do
peso.

Para saber como manter a dieta equilibrada, saudável, controlada e nutritiva e entender se a banana desidratada engorda, entre outros inúmeros alimentos, conte com o auxílio de um nutricionista.

Quais os benefícios da banana desidratada?

Uma
das vantagens das frutas secas, como é o caso da banana desidratada, é que elas
são ricas em antioxidantes, fibras e outros nutrientes.

“Um
pedaço de fruta seca contém aproximadamente a mesma quantidade de nutrientes
que a fruta fresca, porém condensado em um espaço muito menor. Por peso, a
fruta seca contém até 3,5 vezes mais fibras, vitaminas e minerais do que a
fruta fresca. Entretanto, existem algumas exceções. Por exemplo, o teor de
vitamina C é significativamente reduzido quando a fruta é desidratada.”,
explicou a mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir.

Bjarnadottir afirmou ainda que a fruta seca costuma ser uma boa fonte dos antioxidantes polifenóis, associados a benefícios para a saúde como a melhoria do fluxo sanguíneo, a melhoria da saúde digestiva, a diminuição do dano oxidativo e a redução do risco de doenças.

A mestra em nutrição destacou também que as frutas secas como a banana desidratada podem ser preservadas por mais tempo do que as frutas frescas e podem servir como um lanchinho que você pode carregar na bolsa ou mochila, em viagens longas em que a refrigeração não é disponível, por exemplo.

Como fazer banana desidratada sem açúcar

Ingredientes:

  • 4 bananas médias maduras – que não pode estar moles;
  • Suco de ½ limão;
  • Água;
  • Pitadinhas de canela, cacau ou sal para polvilhar – opcional.

Modo de preparo:

Ligar o forno em 90º C; Forrar duas assadeiras com papel vegetal. Colocar o suco de ½ limão com um pouco de água dentro de uma tigela; Cortar as bananas em rodelas bem fininhas porque quanto mais finas elas forem, mais crocantes elas ficarão ao término da receita.

Passar as rodelinhas de banana pela água com suco de limão. Dispor as rodelinhas lado a lado nas assadeiras. Se assim desejar, polvilhar as rodelinhas de banana com canela, cacau ou sal.

Levar ao forno durante aproximadamente 1h30. Então, virar as rodelinhas de banana e levar novamente ao forno por mais 1h30. A banana desidratada estará pronta quando as rodelinhas estiverem bem secas. No entanto, você não deve deixá-las tostar; Quando elas tiverem prontas, desligar o forno e esperar esfriar. Depois, retirar as rodelinhas de banana das assadeiras e armazená-las em frascos.

Você já tinha ouvido falar que banana desidratada engorda? Tem costume de comê-la como um lanche durante o dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.