Café: Conheça os prós e contras dessa bebida!

      Comentários desativados em Café: Conheça os prós e contras dessa bebida!

Quando se fala em café, logo pensamos na cafeína, não é mesmo? Ela é a responsável por deixar os amantes desta bebida em estado de alerta! Mas o café vai bem além disso. Descubra os prós e contras dessa bebida!

Xícara de café com grãos de café ao fundo.
FOTO: iStock.com/Getty Images
  • Engana-se quem acredita que o café é composto apenas por cafeína. Segundo a nutricionista Mônica Pinto, essa bebida possui apenas de 1% a 2,5% de cafeína, conhecida pelos seus efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central. “Além da cafeína,  contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte da atividade antioxidante da bebida, na proporção de 7% a 10%, tem ação antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva. Possui ainda a niacina, que é uma vitamina do Complexo B”, informa Mônica.
  • Pesquisas revelam que ingerir essa bebida de maneira equilibrada e correta ajuda a melhorar a atenção, a concentração, minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson. Outro benefício é que ele previne a diabetes, a depressão e a obesidade infantil.
  • O café com leite também é a bebida mais adequada para crianças e adolescentes. “Além de não engordar, é mais nutritivo e saudável do que qualquer outra bebida artificial”, salienta a nutricionista.

Quanto de café por dia?

  • Gostoso e nutritivo, o café deve ser consumido com moderação para que seja possível usufruir de todos os seus benefícios.
  • A nutricionista aconselha: “As pessoas devem sempre lembrar que ele é uma bebida estimulante e não se pode exagerar na quantidade. É uma bebida que ajuda nas atividades do dia.
  • Seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono.
  • A primeira xícara (café) deve ser ingerida na primeira hora após o despertar e as demais, com intervalos mínimos de duas horas”. Mônica explica que um adulto (de 20 a 60 anos) pode beber até 4 xícaras (chá) por dia da bebida.

SAIBA MAIS

Cafeína pode contribuir para crises em casos de transtornos psiquiátricos, diz estudo

Confira os 5 grãos que trazem benefícios para a sua saúde

Coma mais grãos e sementes para melhorar a saúde

Texto: Carolina Brito

Consultoria: Mônica Pinto, nutricionista e coordenadora de projetos da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café