Chocolate Dá Espinha Mesmo? Tipos e Dicas

      Comentários desativados em Chocolate Dá Espinha Mesmo? Tipos e Dicas
Mulher segurando chocolate

Não dá para negar: chocolate é bom demais! Pode ser na forma de tablete ou derretido, com cobertura ou recheio de bolos, no brigadeiro ou na pizza, com leite ou frutas, é sempre uma delícia poder saboreá-lo.

Por outro lado, também não dá para negar que não podemos nos encher de chocolate, já que isso pode prejudicar a nossa saúde e aparência. Tanto que enquanto muitos se preocupam se o chocolate engorda, outros ficam receosos por conta da ideia que o chocolate dá espinha.

Mas será que esse último receio realmente tem fundamento? O chocolate causa espinho ou não é tão ruim assim para a saúde da nossa pele?

É verdade que o chocolate dá espinha?

As espinhas surgem juntamente com a acne, uma condição que é desenvolvida quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.

A condição pode ser causada por uma série de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.

Um estudo de autoria de um pesquisador dos Países Baixos, conduzido em células dentro de um laboratório, sugeriu que o chocolate pode aumentar a severidade e frequência dos ataques de acne por estimular o sistema imunológico a reagir de maneira mais agressiva às bactérias causadoras da acne.

Entretanto, essa reação não foi comprovada em seres humanos.

Outra pesquisa pequena, realizada por cientistas dos Estados
Unidos, em que 14 homens com idades entre 18 e 35 anos, que eram propensos a
ter acne, ingeriram cápsulas que continham 100% de cacau não adoçado ou
gelatina hidrolisada em pó ou uma mistura dos dois.

O objetivo disso era verificar se o chocolate e a sua dosagem total poderiam afetar a acne, e o estudo concluiu que existiu uma relação positiva entre a quantidade de cacau ingerida e os sintomas da acne.

Um outro estudo, realizado por pesquisadores da Tailândia, em que foi requisitado a 25 homens propensos a ter a acne que consumissem 25 g de chocolate amargo 99% diariamente ao longo de quatro semanas, os cientistas concluíram que o consumo de chocolate amargo em quantidades normais pode exacerbar a acne em homens propensos a ter a condição.

Outra pesquisa apontou que 48 horas depois de terem consumido
chocolate, estudantes universitários apresentavam mais novas lesões do que os
seus colegas que tinham consumido uma quantidade comparável de balinhas
jujubas.

Entretanto, especialistas alertam que considera-se que existem
evidências limitadas que, sozinho, o chocolate dá espinha ou faz com que uma
crise de acne seja mais severa.

É preciso tomar cuidado com esse pensamento de rotular um alimento por si só como causador de uma crise de acne, já que a ocorrência de uma reação do tipo depende de cada pessoa e de fatores como toda a dieta, a predisposição genética à acne e questões de saúde.

Porém, sabe-se também que uma dieta rica em açúcar ou rica em gorduras pode aumentar a produção de sebo e promover respostas inflamatórias no organismo, o que podem resultar na acne.

Embora não se possa afirmar que o chocolate causa acne diretamente, assim como outros alimentos açucarados e gordurosos, é verdade que se entupir desses tipos de alimentos pode aumentar as chances de desenvolver a acne e pode resultar numa falta de nutrientes que são críticos para a saúde da pele.

Isso porque se encher desse tipo de alimento pode significar uma diminuição no consumo de itens nutritivos como as frutas e os vegetais.

De olho nos ingredientes misturados ao chocolate

Se não dá para dizer com certeza que o chocolate dá espinha e acne
por si só, alguns ingredientes costumeiramente misturados a ele em uma receita
já foram apontados como capazes de influenciar o surgimento da condição.

Um desses ingredientes que podem acompanhar o chocolate em uma receita é o açúcar. É mais provável que o açúcar em uma barra ou bolo de chocolate seja o que favorece o surgimento das espinhas ou de crises mais profundas de acne do que o próprio cacau.

Um estudo indicou que pessoas que consumiram frequentemente açúcares adicionados tinham um risco 30% maior de desenvolver a acne e que para os que comeram bolos e doces regularmente esse risco era de 20% a mais.

O leite é outro ingrediente que costuma ser utilizado em receitas de chocolate, e diversos estudos já apontaram uma associação entre produtos do leite e a severidade da acne em adolescentes.

Dois estudos apontaram que os jovens adultos que consumiram leite e sorvete com frequência tinham uma propensão quatro vezes maior de desenvolver a acne.

Entretanto, os estudados conduzidos até agora não foram de alta qualidade. A pesquisa até agora se focou principalmente em adolescentes e jovens adultos e mostrou apenas uma correlação entre leite e acne, não um relacionamento de efeito e causa. Ainda não está claro como o leite pode contribuir com a formação da acne, mas existem diversas teorias proposta.

Essas teorias referem-se ao aumento do nível de insulina que pode ser provocado pelo leite, fator que já foi associado com o desenvolvimento ou piora da acne, mas mais pesquisas são necessárias para determinar se existe uma quantidade específica ou tipo de produto laticínio que pode agravar a acne.

A importância do tipo de chocolate escolhido

O chocolate ao leite e o chocolate branco costumam ter mais produtos laticínios, açúcar e aditivos do que o chocolate amargo.

Para algumas pessoas, substâncias açucaradas e produtos laticínios podem desencadear mudanças hormonais, que podem causar inflamação, especialmente para pessoas propensas à acne.

Está bem documentado que o chocolate amargo pode beneficiar a saúde da pele e o teor elevado de cacau nesse tipo de chocolate significa que ele possui mais substâncias que atuam como antioxidantes do que o chocolate ao leite e o chocolate branco.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que chocolate dá espinha? Costuma consumir que tipo de chocolate com mais frequência? Percebe esse efeito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.