Estudo Revela 5 Hábitos Diários Que Podem Adicionar 12 a 14 anos à sua Vida

      Comentários desativados em Estudo Revela 5 Hábitos Diários Que Podem Adicionar 12 a 14 anos à sua Vida
Idosos saudáveis

Um estudo que durou 34 anos da Universidade de Harvard feito com mais de 123.000 pessoas descobriu que adotar 5 hábitos simples pode aumentar drasticamente sua expectativa de vida em até 14 anos para mulheres e 12 anos para homens.

E mais: pesquisas recém-divulgadas mostram que a adoção de 4 de 5 desses hábitos também diminuirá seu risco de desenvolver a doença de Alzheimer em 60% em comparação com pessoas que não a seguem.

Um estudo semelhante mostra que o risco de demência e declínio cognitivo geral diminui em mais de 30%.

Embora possa parecer difícil acreditar que é possível viver muito mais do que a média, pense nisso: os 5 principais fatores da longevidade são os problemas de saúde relacionados ao estilo de vida, como o cigarro e o álcool, obesidade, pressão alta e açúcar elevado no sangue.

As pessoas que preencheram os 5 critérios tinham cerca de 80% menos probabilidades de morrer de doenças cardiovasculares e 60% menos de morrer de câncer do que aquelas que não atendiam aos 5 critérios.

O melhor é que todos esses 5 fatores estão ao nosso controle. Conheça todos eles:

  • Não fume.
  • Beba com moderação. Não mais que um copo de vinho para mulheres, dois para homens.
  • Exercite-se regularmente. Em média, 30 minutos por dia.
  • Coma de forma saudável. Pense em uma dieta “mediterrânea”: abundância de vegetais, aves e peixes para proteínas, grãos e nozes, com uma quantidade limitada de carne vermelha e frituras.
  • Mantenha um peso corporal saudável. De um modo geral, um IMC que entre 18,5 e 25.

Em comparação com pessoas que não atendem a nenhum desses critérios, fazendo essas 5 mudanças, se você for mulher, sua expectativa de vida aumentará de 14 anos. Se você for homem, 12 anos.

A lista para evitar o mal de Alzheimer e a demência é semelhante:

  • Não fume.
  • Beba com moderação.
  • Exercite-se por pelo menos 150 minutos por semana.
  • Consuma uma “dieta boa para o cérebro” (praticamente uma dieta mediterrânea).
  • Pratique atividades cognitivas frequentemente.

Cumprindo a lista acima você é 60% menos propenso a sofrer de doença de Alzheimer. E, claro, você viverá mais. Vantajoso para as duas partes.

Como começar

Estudos mostram que fumar fará com que você morra 7 anos mais cedo do que pessoas que não fumam. Então, se você fuma, comece por aí: porque não importa o quanto você se exercite, não importa o quão boa seja sua dieta… fumar pode matar você. E aumentar sua taxa de declínio cognitivo.

Em seguida, concentre-se na dieta e exercício. Se você está com sobrepeso, comece a comer mais saudável. Se estiver fora de forma, comece a se exercitar mais. Comer bem e se exercitar regularmente atinge 3 itens da lista, já que melhorar sua dieta e se exercitar mais deve naturalmente reduzir sua porcentagem de gordura corporal.

Quanto ao álcool, o objetivo é calcular o equivalente a um copo de vinho por dia, se você for mulher, e dois se for homem.

Se você não se exercitou nos últimos dois dias, não há problema: simplesmente faça um exercício hoje. Se você estragou sua dieta na noite passada, não há problema: volte à linha hoje mesmo.

E lembre-se de que, mesmo que você nem sempre cumpra todos os 5 critérios, está tudo bem. Quaisquer melhorias de estilo de vida que você fizer irão melhorar sua expectativa de vida. E quanto mais, melhor, claro!

Você precisa aumentar ou implantar algum destes hábitos no seu dia a dia para melhorar sua expectativa de vida? Quais deles? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.