Farinha de Maca Peruana – Benefícios, Como Usar e Para Que Serve

      Comentários desativados em Farinha de Maca Peruana – Benefícios, Como Usar e Para Que Serve
Farinha de maca peruana

A Maca Peruana é reverenciada há milhares de anos devido às suas propriedades medicinais, porém, atualmente, ganhou novamente atenção das pessoas interessadas em medicinas naturais por ser considerada um superalimento, o que faz com que cada vez mais especialistas pesquisem sobre os novos benefícios associados a esta poderosa raiz.

Conhecida também pelo nome científico Lepidiummeyenii, a maca peruana é um tipo de vegetal crucífero nativo dos Andes do Peru (por isso o nome maca peruana), e tem aparência e tamanho similar ao do rabanete ou nabo, com topos verdes e raízes que variam entre as cores preto, amarelo e roxo.

A raiz apresenta um sabor agradável e geralmente está disponível em forma de pó, sendo uma fonte natural de nutrição e cura que tem sido consumida há milhares de anos nas regiões da Cordilheira dos Andes.

A raiz ou a farinha de maca peruana fornecem uma série de importantes micronutrientes e são repletas de antioxidantes. A farinha de maca peruana é a maneira mais vendida por tornar o consumo mais prático. Você irá encontrar esse produto tanto em lojas virtuais como nas físicas destinadas a alimentação saudável, medicinas naturais, etc.

Veja agora em detalhes quais são os benefícios e para que serve a farinha de maca peruana.

Benefícios da farinha de maca peruana e para que serve

1. Melhora a memória, energia e humor

As pessoas que consomem regularmente a farinha de maca peruana relatam que se sentem mais energizadas, despertas e motivadas. Além disso, a maca pode ajudar a aumentar a energia sem causar “ansiedade” ou sensação de tremedeira como acontece quando alguém consome muita cafeína.

Ensaios clínicos mostraram que a maca pode impactar positivamente a energia e resistência e manter os níveis de energia positivos, além de ajudar a melhorar o humor. Alguns estudos ainda em estados iniciais descobriram que a maca pode ser capaz de reduzir os sintomas de depressão.

Ainda não está muito claro como a maca aumenta exatamente os níveis de energia, mas acredita-se que ela ajuda a evitar os picos e as quedas no nível de açúcar no sangue e a manter a saúde das glândulas suprarrenais responsáveis por regular a energia e o humor ao longo do dia.

Outro benefício é que, ao manter bons níveis de energia ao longo do dia, a farinha de maca peruana evita que a pessoa ganhe peso.

Vários estudos também descobriram que a raiz de maca beneficia o foco e a memória. Dois estudos realizados com animais descobriram que a maca negra foi capaz de melhorar o comprometimento da memória em camundongos, e isso provavelmente ocorre devido ao seu alto teor de antioxidantes.

2. Rica em antioxidantes

A raiz da qual é produzida a farinha de maca peruana age como um antioxidante natural, ou seja, ela aumenta os níveis de antioxidantes como a glutationa e superóxido dismutase, ajudando a neutralizar os radicais livres nocivos, evitando danos às células e combatendo doenças crônicas.

Um estudo realizado em tubos de
ensaio demonstrou que os polissacarídeos que são extraídos da maca apresentavam
alta atividade antioxidante e eram eficazes no combate aos danos dos radicais
livres.

Outro estudo realizado com animais na República Tcheca descobriu que a administração de uma dose concentrada de maca peruana em ratos não apenas melhorou sua ação antioxidante, como também diminuiu significativamente os níveis de colesterol e triglicérides no fígado e reduziu o açúcar no sangue, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas. Um outro estudo realizado em tubos de ensaio mostrou que o teor antioxidante presente no extrato das folhas de maca podem inclusive proteger contra danos neurológicos.

Melhorar os antioxidantes presentes
no organismo pode ser benéfico para prevenir condições como câncer, doenças
cardíacas e diabetes ao prevenir os danos às células e o estresse oxidativo.
Porém, apesar desses resultados promissores, são necessários mais estudos para
entender como os antioxidantes presentes na raiz da maca podem afetar os seres
humanos.

3. Melhora a saúde sexual feminina

Vários estudos confirmaram que a
maca é benéfica para a saúde sexual feminina por meio de vários mecanismos
diferentes.

A farinha de maca peruana pode aumentar o desejo e função sexual em mulheres. Um estudo analisou os efeitos da raiz em mulheres na pós-menopausa que sofriam com disfunção sexual causada pelo uso de antidepressivos. Em comparação com o placebo, a raiz de maca foi capaz de melhorar de maneira significativa a função sexual nessas mulheres. Um outro estudo chegou a resultados semelhantes, relatando que a maca foi capaz de melhorar a função sexual e a libido das mulheres.

Um estudo também descobriu que a
raiz de maca beneficia tanto os sintomas psicológicos como a função sexual nas
mulheres pós-menopausa, sendo capaz de reduzir a depressão e a ansiedade que
estavam associadas à menopausa após seis semanas de tratamento.

A maca também é capaz de equilibrar hormônios sexuais femininos e aliviar os sintomas da menopausa, já que o equilíbrio dos níveis hormonais é algo crucial para muitos fatores da saúde reprodutiva, além de poder ajudar a reduzir sintomas como inchaço, ganho de peso e infertilidade.

Por isso tudo, se você é mulher e se pergunta para que serve a farinha de maca peruana, aí estão ótimos motivos para começar a consumi-la.

Como usar

Por se tratar de uma farinha, ela pode ser facilmente adicionada a várias bebidas e alimentos. Apenas uma colher de chá desta farinha é rica em vários nutrientes e contém cerca de 10% da RDA (Recommendeddietaryallowances – níveis de ingestão de nutrientes essenciais e adequados para atingir as necessidades de pessoas saudáveis) de cobre para adultos, o que ajuda a liberar e desencadear o ferro para formar hemoglobina e transportar oxigênio para o corpo e atua na produção de glóbulos vermelhos.

Por isso, você pode colocar uma colher da farinha de maca peruana em seu café, vitamina, sopa, polvilhar nos alimentos ou tudo aquilo que lhe der vontade. O seu sabor maltado combina particularmente bem com chocolate e frutas também. Experimente e aproveite os benefícios!

Referências
adicionais:

Você já experimentou a farinha de maca peruana? Conhece alguma receita que leve a farinha de maca peruana? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.