Má Alimentação Durante a Adolescência Pode Já Afetar a Fertilidade de Homens no Futuro

      Comentários desativados em Má Alimentação Durante a Adolescência Pode Já Afetar a Fertilidade de Homens no Futuro
Adolescente comendo fast food

Meninos adolescentes com o sonho de um dia ter filhos podem querer repensar nos seus lanches depois da escola.

Um novo estudo liderado pela Universidade de Harvard descobriu que comer uma típica “dieta ocidental” – aquela cheia de alimentos ricos em gordura e alimentos processados, como pizza, batatas fritas e carne vermelha – na adolescência leva a uma menor contagem de espermatozóides e maiores danos a células produtoras de espermatozóides – as células de Sertoli.

Vale ressaltar que uma mudança na dieta com o tempo pode aumentar a contagem de espermatozóides dentro de três meses, mas os danos às células de Sertoli são permanentes.

A equipe da Universidade de Harvard apresentou o estudo, que ainda não foi publicado em uma revista especializada, no encontro anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) em Viena, nesta semana.

Como funcionou o estudo

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados médicos coletados em cerca de 3.000 homens com idade média de 19 anos antes de se juntarem às forças armadas dinamarquesas.

Cada homem completou um questionário que o classificava como adepto a um desses 4 tipos de dietas:

  1. A dieta ocidental acima mencionada;
  2. Uma dieta vegetariana tradicional;
  3. Uma dieta decente, composta principalmente de frango, peixe, legumes e frutas;
  4. Uma dieta “escandinava” (típica dos próprios dinamarqueses), de carnes processadas, grãos integrais, peixes e laticínios.

Os pesquisadores descobriram que a concentração de espermatozóides, volume e motilidade dos homens com a dieta ocidental foram os piores, e testes hormonais levaram à descoberta dos danos a suas células de Sertoli.

Essas descobertas mostram o poder da dieta para a maneira como os testículos funcionam com o tempo. A má alimentação desde os anos mais jovens na vida já promove uma mudança que fica com você para o resto da vida. Evite isso!

Você costumou ter uma dieta pobre desde os anos mais jovens da vida? Pretende mudar sua alimentação agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.