Maquiagem Envelhece a Pele?

      Comentários desativados em Maquiagem Envelhece a Pele?
Maquiagem

Será que o hábito de utilizar a maquiagem no dia a dia é inofensivo e realmente só traz o benefício de aprimorar a beleza feminina ou o uso frequente de maquiagem envelhece a pele e pode provocar algum prejuízo?

Sabemos que a indústria da beleza não é, nem de longe, fraca. Se utilizados de maneira harmoniosa e adequada, itens de maquiagem como base, lápis, sombra, batom, gloss, blush, rímel, primer, iluminador, máscara, corretivo, entre outros, podem destacar e ressaltar os traços de uma mulher, esconder as imperfeições e deixá-la ainda mais bonita.

Mas será que a maquiagem envelhece a pele?

Deitar-se para dormir depois de um dia cheio ou de uma noite agitada sem remover a maquiagem envelhece a pele. O dermatologista Neil Sadick explicou que, ao longo de um dia, toxinas do ambiente como a sujeira e a poluição são acumuladas na pele e invadem os poros, o que pode provocar problemas na cútis.

No mesmo sentido, dormir de maquiagem é como pedir para que as rugas apareçam, tendo em vista que a maquiagem e os poluentes oriundos do ambiente que se acumulam ao longo do dia penetram nos poros e provocam a decomposição (quebra) do colágeno e da elastina.

Isso pode acelerar o processo de envelhecimento e resultar no aparecimento das rugas e das linhas de expressão.

Além disso, quando uma pessoa dorme com resíduos de maquiagem em seu rosto, com os poros entupidos, a pele não dá conta de respirar, prejudicando assim a eliminação de impurezas e podendo favorecer o desenvolvimento da acne e o surgimento de alergias.

Em médio prazo, o hábito de dormir com a maquiagem no rosto pode
provocar uma alteração na textura da pele, provocando assim o aparecimento das
temidas rugas.

Portanto, o melhor a se fazer mesmo é deixar o sono e a preguiça de lado e remover a maquiagem bem da pele antes de dormir, para deixá-la bem cuidada e poder dormir com a consciência tranquila por estar com a pele limpinha.

Por sua vez, encontramos uma matéria da CBS Houston que aconselhou não esperar até a hora de dormir para remover a maquiagem, procurando retirá-la até mesmo antes.

Conforme destacou a publicação, quanto mais tempo a maquiagem
permanecer na pele, mais ela vai obstruir os poros e mais provável será que
ocorra o aparecimento de manchas cutâneas.

Atenção em relação à maneira de aplicar e retirar a maquiagem

A matéria da CBS Houston mencionada acima também alertou que a maquiagem envelhece a pele quando é aplicada da maneira equivocada. De acordo com a publicação, passar a maquiagem grosseiramente ou com brutalidade pode provocar o aparecimento de rugas na pele.

Sobre a forma apropriada de remover a maquiagem, o mais aconselhável é utilizar um produto demaquilante – o mais adequado ao seu tipo de pele, evitando esfregar o rosto com força, com o auxílio de chumaços de algodão, pedaços de gaze ou lenços umedecidos.

A ação de esfregar a pele pode provocar machucados em uma região
muito sensível.

Tenha cuidado para não se expor excessivamente ao sol

Outro alerta importante é o de que não é simplesmente porque a maquiagem utilizada oferece algum tipo de proteção contra o sol, que a pessoa pode abusar e se expor excessivamente ao sol.

Isso porque a radiação solar é conhecida por provocar danos ao DNA e prejudicar a produção de colágeno e elastina, o que resulta no aparecimento de manchas, rugas e flacidez, que são fatores característicos do envelhecimento.

Fique de olho no prazo de validade e no modo de armazenamento dos seus produtos de maquiagem

Outro alerta é que utilizar produtos de maquiagem antigos, cujos
prazos de validade já expiraram, pode provocar irritações e alergias que, por
sua vez, podem resultar no aparecimento de manchas na pele.

Um parêntese: a respeito das alergias, quando essas surgirem, ainda que seja feito o uso apropriado da maquiagem, a orientação é consultar um dermatologista e não persistir na utilização do mesmo produto que provocou a alergia em questão.

Conhecidos os perigos de utilizar produtos de maquiagem com os prazos de validade vencidos, nada de manter produtos de maquiagem fora da validade na bolsinha ou estojo e muito de menos passá-los na pele. O jeito mesmo é jogar fora e comprar novos.

Ao perceber alterações no cheiro, na cor ou na textura dos seus produtos de maquiagem, a recomendação é fazer o descarte dos mesmos, mesmo que eles se encontrem dentro do prazo de validade, porque isso pode significar que esses itens estão contaminados.

Os produtos de maquiagem não devem ser armazenados no banheiro,
devido ao fato de se tratar de um ambiente muito úmido, que pode favorecer a
proliferação de fungos que prejudicam a saúde.

Um ambiente apropriado para o armazenamento do estojo ou da
bolsinha que carrega os produtos de maquiagem é dentro de um armário com
passagem de ar, que seja completamente seco.

Cuidados preventivos

Para prevenir que os produtos cosméticos envelheçam a pele prematuramente recomenda-se: consumir bastante água, praticar exercícios físicos para manter o corpo tonificado, ingerir alimentos saudáveis e não processados, aderir a tratamentos faciais, massagens e tratamentos de beleza que possam auxiliar a reparar os danos provocados pela maquiagem e não usar a maquiagem completa o tempo todo.

Você já tinha ouvido falar que maquiagem envelhece a pele? Tem receio de utilizar muita maquiagem por esse possível efeito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.