Ovo Aumenta o Triglicérides? Cozido, Frito e mais

      Comentários desativados em Ovo Aumenta o Triglicérides? Cozido, Frito e mais
Ovos beneditinos

Os triglicérides são um tipo de gordura ou lipídeo encontrado no sangue. Quando nos alimentamos, nosso organismo converte as calorias que ele não precisa usar imediatamente em triglicérides, que são armazenados nas células de gorduras.

Assim, mais tarde, os hormônios liberam os triglicérides armazenados para serem utilizados como energia entre as refeições. Quem tem o hábito regular de consumir mais calorias do que queima, especialmente por meio dos alimentos ricos em carboidratos, pode ter os triglicérides elevados. Mas será que o consumo de ovo aumenta o triglicérides?

Antes de tudo, qual é o problema em ter altos níveis de triglicérides? O triglicérides elevado pode contribuir com o endurecimento das artérias ou o engrossamento das paredes arteriais (arteriosclerose). Isso aumenta o risco de ter acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco e doença no coração.

As taxas altas de triglicérides também costumam ser um sintoma de condições que elevam o risco de doença no coração e AVC como obesidade e síndrome metabólica (conjunto de condições que incluem: ter muita gordura ao redor da cintura, pressão alta, triglicérides elevado, níveis altos de açúcar no sangue e níveis anormais de colesterol).

O triglicérides alto ainda pode ser
sintoma de outras doenças como: pré-diabetes, diabetes do tipo 2,
hipotireoidismo e condições genéticas raras que afetam a maneira pela qual o
corpo converte a gordura em energia.

Além disso, níveis extremamente
elevados de triglicérides podem provocar uma inflamação aguda no pâncreas,
condição que recebe o nome de pancreatite.

Será que o ovo aumenta o triglicérides?

Ao receber o diagnóstico do médico de que tem o triglicérides elevado, o paciente precisa seguir todas as instruções passadas pelo profissional para tratar o problema e as outras doenças às quais a condição possa estar associada.

Essas estratégias costumam incluir
cuidados com a alimentação para evitar que as taxas de triglicérides continuem
a permanecer elevadas. No entanto, para quem gosta de ovo, pode surgir o
seguinte questionamento: será que o ovo aumenta o triglicérides?

A mestra em ciência biomédica, Stephanie Chandler, lembrou que o ovo é conhecido por ter quantidades expressivas de colesterol em sua composição. Aproximadamente 184 mg de colesterol por substância, afirmou Chandler.

“Apesar do fato de que os níveis altos de colesterol no sangue e os níveis altos de triglicérides no sangue frequentemente ocorrem juntos, consumir o colesterol na alimentação não aumenta o seu nível de triglicérides”, explicou a mestra em ciência biomédica.

Estudo dos anos 70 analisou o efeito do consumo de ovos nos níveis de triglicérides

A pesquisa em questão foi conduzida
em 116 homens entre as idades de 32 e 62 anos, que tinham apresentado níveis
séricos (no sangue) normais de triglicérides e colesterol nos últimos sete
anos.

Durante o estudo, eles consumiram
dois ovos frescos diariamente dentro de suas dietas habituais durante três
meses. Os participantes também eliminaram os ovos da dieta ao longo de três
meses, antes ou depois do período comendo os ovos.

Ao término desses seis meses, os pesquisadores analisaram os níveis séricos de triglicérides e colesterol dos participantes com as taxas iniciais que eles tinham apresentado em suas dietas habituais e os níveis que tinham registrado depois dos três primeiros meses do estudo.

O resultado? Os pesquisadores não
encontraram uma associação significativa entre a ingestão alimentar de
colesterol e os níveis séricos de triglicérides ou colesterol.

As gorduras saturadas

Por outro lado, segundo uma publicação mais recente, revisada pelo médico cardiologista aposentado Richard Fogoros, as gorduras saturadas que estão presentes na gema do ovo podem provocar o triglicérides alto.

O documento “Eating Guidelines to Lower Triglycerides” (Orientações de Alimentação para Diminuir o Triglicérides, tradução livre) da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, recomenda consumir até quatro gemas de ovo por semana e uma quantidade não limitada de claras de ovos como fontes de proteínas para a dieta com foco na redução do triglicérides.

Enquanto isso, as pessoas diagnosticadas com o triglicérides elevado não devem consumir mais do que três ovos por semana.

Entretanto, você deve consultar o seu médico para saber se ovo aumenta o triglicérides e quantas gemas e claras de ovos pode comer dentro da sua dieta para diminuição do triglicérides. Lembre-se de que este artigo serve somente para informar e jamais pode substituir a opinião médica profissional.

A forma de consumir o ovo

Quando analisamos se o ovo aumenta o triglicérides, também precisamos levar em conta as diferentes formas de preparo do alimento. Por exemplo, será que o ovo cozido aumenta o triglicérides menos do ovo frito, por exemplo?

Levando em consideração que o ovo cozido costuma se preparado apenas com a água no fogo, podemos concluir que a relação do alimento com o triglicérides se encaixa em tudo o que já foi dito acima.

Já em relação ao ovo frito, a história é diferente. A alimentação do dia a dia para quem sofre com o triglicérides elevado pode contar com o consumo moderado de ovos, na forma cozida ou de omelete. Entretanto, os ovos fritos devem ser evitados nas refeições dessas pessoas.

Também recomenda-se diminuir a utilização de óleo (ingrediente usado para fritar) e não usar margarina ou manteiga no preparo dos alimentos para quem apresenta níveis elevados de triglicérides.

Além disso, uma publicação revisada pelo médico cardiologista aposentado Richard Fogoros explicou que as gorduras saturadas e as gorduras trans que podem ser encontradas em frituras e na margarina (ingrediente que pode ser utilizado na preparação do ovo frito) fazem parte do grupo de itens que podem provocar o triglicérides elevado.

Mesmo os óleos vegetais, ao serem usados na preparação do ovo frito, não são aliados na luta contra as taxas elevadas de triglicérides.

Nutricionistas explicam que ao serem submetidos a muito calor – o que acontece na hora de fritar o ovo –, esses óleos são transformados em gorduras trans, que como vimos logo acima, podem aumentar o triglicérides.

Portanto, para quem não deseja ver os seus níveis de triglicérides lá em cima, vale a pena manter-se longe dos ovos fritos ou optar por versões saudáveis, sem óleo, manteiga ou margarina da receita.

Uma receita interessante para fazer o ovo “frito” apenas com a água, sem utilizar esses ingredientes, é a seguinte: basta colocar uma quantidade correspondente à metade de um dedo de água na frigideira e, quando ela começar a ferver, quebrar o ovo e “fritar” do jeito normal.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que ovo aumenta o triglicérides? Possui essa condição e costuma comer ovo no dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.