Tipos de Melão – Como Escolher, Calorias e Propriedades

      Comentários desativados em Tipos de Melão – Como Escolher, Calorias e Propriedades
Tipos de melão

Como você prefere saborear o melão dentro das refeições do seu dia a dia? Você pode apreciar a fruta fresca, talvez acompanhada de mel, aveia ou granola, ou consumi-la por meio de receitas de saladas de frutas, sucos, smoothies, bolos, geleias, compotas, molhos, mousses, doces, picolés e sorvetes. Qualquer que seja a sua preferência, é importante saber qual dos tipos de melão você deve escolher para cada receita ou forma de consumir a fruta.

Para saber como escolher o melhor, é necessário conhecer um pouquinho a respeito das diferentes variedades da fruta – justamente o que vamos fazer mais abaixo.

Quais são os diferentes tipos de melão?

– Melão amarelo

Sua casca é lisa ou levemente
enrugada, pode ter a coloração amarela, branca ou ligeiramente verde-escura.
Sua polpa tem de 20 mm a 30 mm, com uma coloração que varia do branco ao
verde-claro.

Recomenda-se utilizar o melão amarelo em receitas de saladas ou carpaccio de frutas, cortando a fruta em fatias bem fininhas para dar crocância.

– Melão pele-de-sapo

Trata-se de um melão de casca verde, que faz parte do grupo dos ti[pos de melão amarelo (Cucumis melo var. inodorus).

Com uma aparência ovalada e a casca rajada, o melão pele-de-sapo apresenta uma polpa branca e doce. Utiliza-se este melão na preparação de drinques, sorbets (sobremesa gelada à base de água e frutas), e no recheio de massas.

– Melão cantalupo

É uma variedade aromática do melão, que pode ter uma polpa bem alaranjada com aproximadamente 25 mm. Com a casca é rendada e clara, o melão cantalupo é doce e precisa ser armazenado sempre na geladeira, já que pode estragar mais rápido que os outros tipos de melão.

Aconselha-se utilizar esta variedade de melão para preparar mousses ou contrastar com carnes curadas e salgadas.

– Melão orange

Temos aqui outra variedade de melão que faz parte do grupo do melão amarelo. A fruta é dotada de uma polpa alaranjada e doce, ao mesmo tempo em que possui uma casca lisa que fica entre a coloração bem amarelada e esbranquiçada. O melão orange pode ser utilizada em receitas de caipirinhas.

– Melão gália ou israelense

Ainda que seja considerado difícil de ser encontrado, o melão gália ou israelense foi apontado como uma dos tipos de melão mais interessantes.

Seu formato é redondo,
sua polpa é esverdeada, sua casca é amarela e rendada e ele é integrante da
família dos melões aromáticos (Cucumis
melo var. cantalupensis
), apresentando um perfume delicado.

O melão gália ou israelense
é utilizado no preparo de canapés com peito de peru ou salmão defumado e a
doçura da variedade combina bem com os sabores desses ingredientes.

– Melão matisse

Novo no Brasil, este melão é branco por fora e por dentro e possui uma casca coberta por rajadas de coloração esverdeada. Esta variedade é apresentada como um dos tipos de melão mais doces e cai bem em receitas de saladas salgadas, sorbets e carnes defumadas.

As calorias dos diversos tipos de melão

Na tabela a seguir, você vai conhecer a quantidade de calorias que podem ser encontradas em diferentes variedades do melão:

Tipo de melão Calorias em 100 g Calorias em 30 g
Melão amarelo 29 calorias 8,7
calorias
Melão pele-de-sapo 31 calorias 9,3
calorias
Melão cantaloupe 34 calorias 10,2
calorias
Melão gália ou israelense 25 calorias 7,5
calorias
Melão orange 25 calorias 7,5
calorias

O melão matisse não está presente na tabela porque não foram encontradas informações referentes à quantidade de calorias em porções dessa variedade.

As quantidades de calorias apresentadas não foram checadas por meio da realização de análises nos alimentos, simplesmente reproduzimos as informações disponibilizadas pelos portais de nutrição e composição nutricional.

As propriedades do melão

De maneira geral, o melão é conhecido por ser fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de conter antioxidantes em sua composição.

O melão é bastante rico em bioflavonoides, substâncias que são ótimas fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios, e contém muitos carotenoides.

Ressaltamos ainda que, quanto mais madura a fruta estiver, mais substâncias ativas ela conterá.

Você já conhecia os diferentes tipos de melão? Qual deles costuma encontrar com mais facilidade e consumir com mais frequência? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.