Treino de Crosscore – O Que é, Benefícios e Dicas

      Comentários desativados em Treino de Crosscore – O Que é, Benefícios e Dicas
Treino de Crosscore

Vamos conhecer os benefícios associados a um treino de Crosscore? Entretanto, antes disso, precisamos entender o que é essa modalidade.

Pois bem, o Crosscore é um equipamento que se apresenta como uma evolução dos tradicionais treinos de suspensão, que acrescenta uma nova dimensão ao movimento rotacional.

Sua fabricante também descreve que o sistema patenteado de polia (roldana) do Crosscore permite completar e progredir em mais exercícios do que acontece em outros sistemas.

O treinamento suspenso é um sistema composto por alças reguláveis e alças que ficam presas em um nível acima da cabeça, que serve para construir força funcional por meio do uso do próprio corpo.

Enquanto a versão tradicional dos
equipamentos para treinamento suspenso permite executar exercícios para frente
e para o lado, o Crosscore tem o objetivo de proporcionar que movimentos no
plano transversal também sejam executados.

Esse sistema de roldana de Crosscore se propõe a trabalhar o corpo de forma eficiente, com o objetivo de diminuir o tempo que o praticante passa na academia.

O produto foi testado por soldados norte-americanos no Iraque e, então, passou a ser empregado no treino de entusiastas do mundo fitness, atletas e profissionais.

Quais os benefícios do treino de Crosscore?

1. As promessas de Crosscore

Crosscore promete adicionar instabilidade, rotação e tensão dinâmica para desafiar o equilíbrio e a região do core do praticante de maneira inédita.

Outra promessa é que o seu sistema ancorado de polia demanda uma conscientização corporal intensificada e requer reflexos rápidos, porém sutis, para estabilizar a movimentação das articulações enquanto melhora as habilidades motoras.

2. Estabilidade, equilíbrio, flexibilidade

O treinamento suspenso pode melhorar a estabilidade, o equilíbrio e a flexibilidade.

3. Dores lombares

A publicação também apontou que um estudo divulgado no Journal of Physical Therapy (Jornal de Fisioterapia, tradução livre) indicou que o treinamento suspenso pode ser útil para auxiliar o tratamento das dores lombares.

Entretanto, antes de aderir ao treinamento suspenso como o treino de Crosscore para ajudar as suas dores lombares é fundamental que você peça autorização ao médico para ter certeza que o método realmente pode te ajudar e que não te prejudicará de alguma maneira.

Caso receba a liberação do médico, é essencial que o seu treinamento suspenso ocorra com o acompanhamento de um educador físico habilitado para orientar pessoas que sofrem com dores lombares.

4. Maior trabalho corporal

O sistema de Crosscore possui um pino que o torna parecido com qualquer outro equipamento para treinamento de suspensão.

A diferença é que esse pino pode ser removido e, quando isso acontece, a roldana fica livre para girar e força o praticante a encontrar estabilidade enquanto se exercita, fazendo com que o seu corpo trabalhe mais ao longo do movimento.

O Crosscore permite ainda a inclusão de acessórios como kettlebells e sacos de areia para a realização de treinamentos de isolamento e exercícios funcionais.

5. Versatilidade

A versatilidade pode ser apontada como um dos pontos fortes do equipamento. O Crosscore serve para treinamentos funcionais, pode treinar músculos isolados ou ser utilizado dentro de um circuito completo, além de ser fácil de ser carregado e instalado e poder ser usado em qualquer lugar.

Se o aparelho for bem utilizado e o seu uso contar com o acompanhamento de um bom profissional, é possível que qualquer pessoa possa fazer um treino de Crosscore.

Obviamente, devem ser respeitadas as limitações e restrições de cada praticante como crianças, adolescentes, homens, mulheres, idosos e indivíduos com problemas físicos como lesões graves nas articulações dos ombros, condição que coloca dificuldades na prática do treino de Crosscore.

6. Gasto calórico

O treino de Crosscore tem o objetivo de proporcionar a prática de exercícios mais dinâmicos, que resultam em uma queima de calorias mais elevada e alinhada com exercícios de força e agilidade.

Cuidados com o Crosscore

Antes de começar a praticar qualquer tipo
de atividade física, o que inclui o treino de Crosscore, é fundamental que você
faça uma consulta de check-up com o médico para confirmar que realmente está
apto fisicamente para executar o treinamento e saber em que nível de
intensidade pode começar na modalidade.

Durante as suas sessões de Crosscore
também é essencial que você conte o tempo todo com o acompanhamento de um
educador físico habilitado para orientar a prática da modalidade.

A presença do profissional é necessária porque ele é apto para ensinar como cada movimento deve ser executado, o que ajuda a evitar lesões, e para montar o treino, definindo quais exercícios devem ser feitos e com quantas séries e repetições o treinamento deve contar.

Os principais cuidados exigidos durante o treino de Crosscore referem-se à postura e angulação na hora de executar o movimento de cada exercício. Fazer um exercício de maneira errada ou com uma angulação que vá além da postura correta pode resultar em lesões, principalmente em lesões nas articulações. Ou seja, vale a pena contar com a presença do educador físico para assegurar de que não está cometendo esses erros de postura e angulação.

Além disso, ter o acompanhamento do
profissional é útil caso algum acidente ou machucado aconteça, já que ele pode
prestar os primeiros socorros e auxiliar a encaminhar para um hospital, caso
haja a necessidade.

Se mesmo assim você decidir que quer treinar no Crosscore sozinho, apenas com a ajuda de tutoriais, tome o cuidado de prestar bastante atenção nas orientações e revisá-las quantas vezes forem necessárias até entender bem como cada movimento deve ser executado.

Caso durante o seu treino por conta própria você se lesionar ou machucar, procure imediatamente o auxílio médico, já que não contará com a presença do educador físico para te auxiliar.

Você já conhecia o treino de Crosscore? Tem vontade de experimentar para incorporar na sua rotina de exercícios? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.