3 Melhores Frutas para Diarreia

      Comentários desativados em 3 Melhores Frutas para Diarreia
Laranja e banana

Algumas frutas podem ser boas aliadas no tratamento da diarreia, enquanto outras podem agravar ainda mais a situação. Conheça quais são as melhores frutas para diarreia e por que elas têm esse efeito.

É muito comum a ocorrência de uma diarreia ocasional. A maioria das pessoas experimentam um episódio de diarreia pelo menos uma ou duas vezes por ano, mas que costuma desaparecer em alguns dias.

Se a sua diarreia é apenas ocasional e causada por alguma intoxicação alimentar, alergias ou devido a uma condição crônica como a síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn, saiba que felizmente existem alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas, incluindo essas frutas para diarreia que mostraremos mais abaixo.

Aproveite para já conhecer todos os melhores alimentos para diarreia e aprenda a afazer receitas de suco para diarreia que também podem ajudar na hidratação e alívio dos sintomas.

O que é diarreia

A diarreia é a passagem de fezes soltas ou aquosas 3 ou mais vezes ao dia com ou sem desconforto. Isso acontece quando a água no intestino não está sendo absorvida pelo corpo por algum motivo.

Às vezes, a diarreia pode ser causada por um excesso de líquidos intestinais ao redor das fezes, que bloqueiam parcialmente o intestino, o que é chamado de impactação fecal.

Outras causas podem incluir
quimioterapia, terapia de radiação para a barriga, infecções, medicamentos,
suplementos alimentares líquidos muito concentrados em vitaminas, açúcar,
minerais e eletrólitos, cirurgia e crescimento tumoral.

A diarreia causada por quimioterapia ou radioterapia pode durar até 3 semanas após o termino do tratamento.

Alimentos e a diarreia

Quando estiver com diarreia, é importante evitar alimentos ricos em fibras porque eles podem piorar os sintomas – isso inclui castanhas, sementes, leguminosas, grãos integrais, frutas secas, vegetais e algumas frutas cruas.

Você também deve evitar os alimentos ricos em gordura, pois eles podem piorar os sintomas.

Após a cirurgia no estômago ou no
intestino, algumas pessoas também podem ser sensíveis a alimentos muito doces
ou com alto teor de carboidratos.

Certifique-se de ingerir bastante
líquidos durante o dia para evitar a desidratação, e depois que a diarreia
parar, comece lentamente a comer alimentos com fibras.

Algumas pessoas também podem ser
sensíveis a alimentos muitos doces ou com alto teor de carboidratos após a
cirurgia no estômago ou no intestino.

Dieta com pouca fibra para combater a diarreia

A fibra presente nos alimentos
estimula o intestino, e geralmente é recomendável consumir pelo menos 25 gramas
de fibra alimentar por dia para promover uma boa saúde intestinal.

No entanto, uma dieta pobre em fibras é melhor tolerada com diarreia porque ela não irá estimular tanto o intestino e será mais fácil de digerir. As principais fontes de fibra alimentares são os vegetais, sementes, grãos integrais, castanhas, leguminosas e as frutas. É por isso que é preciso tomar cuidado na hora de pensar sobre as frutas para diarreia.

Por outro lado, existem as fibras insolúveis, que não se dissolvem na água e são pouco fermentadas. As frutas que são ricas nesse tipo de fibras podem ajudar no tratamento da diarreia.

Melhores frutas para diarreia

  1. Banana;
  2. Toranja;
  3. Laranja.

Tanto no caso da laranja como da toranja, o ideal é consumi-las em forma de sucos, para não consumir as suas fibras.

Essas três frutas também são boas para combater a diarreia porque, além de serem ricas em fibras insolúveis, são ricas em potássio.

As bananas em especial, pois são leves e de fácil digestão, o que as tornam uma boa opção para estabelecer um sistema digestivo saudável, além de serem uma excelente fonte de potássio, eletrólito importante que pode ser perdido quando alguém sofre com diarreia.

Se você tem diarreia, comer fibras solúveis pode ajudar a absorver os líquidos no intestino enquanto previne a constipação.

Quando procurar um médico

  • Não for possível manter líquidos ou alimentos por mais de 24 horas;
  • Tiver febre alta com dor abdominal;
  • Tiver diarreia por mais de 3 dias seguidos ou sem melhora gradual em 5 dias;
  • Tiver sinais de desidratação, como tontura, diminuição da micção (sem micção pelo menos a cada 8 horas) ou fadiga grave;
  • Tomar antibióticos recentemente;
  • Tiver diarreia com sangue;
  • Sentir dor abdominal que não é aliviada por vômitos e/ou diarreia, ou seja, não está relacionada a episódios de vômitos ou diarreia;
  • Tiver diabetes e é dependente da insulina e experimenta vômitos ou náusea;
  • Não consegue tomar os medicamentos que costuma tomar;
  • Recentemente viajou para um país que apresenta risco à saúde.

Como prevenir a diarreia

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão e lave-as por pelo menos 15 segundos, principalmente após as idas ao banheiro e antes de comer.
  • Não compartilhe talheres, copos, garrafas, escovas de dente ou outros itens pessoas.

Como cuidar da diarreia em casa

As pessoas que estão sofrendo com a diarreia devem garantir que descansem o suficiente, pois colocar o corpo em situações estressantes ao lidar com a diarreia pode piorar a situação.

Limite a quantidade de atividade física enquanto os sintomas estiverem presentes, pois a atividade extenuante pode colocar o corpo em maior risco de desidratação. Por isso, beba muita água e inclua essas 3 melhores frutas para diarreia em sua dieta.

Referências Adicionais:

Você já conhecia as melhores frutas para diarreia e consome quando está com a condição? Pretende usar da próxima vez? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.