Pasta de Amendoim Antes do Treino é Bom? Dicas e Cuidados

      Comentários desativados em Pasta de Amendoim Antes do Treino é Bom? Dicas e Cuidados
Pasta de amendoim

Saiba quando a pasta de amendoim antes do treino faz bem e confira dicas e cuidados de acordo com o seu objetivo para que possa escolher tê-la em seu pré-treino ou não.

Seja para fazer uma trilha, na academia, yoga ou pilates, os músculos precisam de combustível para otimizar a força, resistência, velocidade e diminuir o risco de lesões. Por isso, ter combustível suficiente para as funções básicas do corpo e para o exercício físico é um ato de equilíbrio.

O ideal é se alimentar e hidratar o corpo cerca de 60 minutos antes do seu treino. No caso dos treinos matutinos, pode ser necessário diminuir esse período para não comprometer o seu sono. A pasta de amendoim, sendo um alimento rico em nutrientes e em calorias, pode ser uma adição saudável a praticamente todas as dietas.

Aproveite para também conhecer todos os benefícios da pasta de amendoim e algumas receitas fit com pasta de amendoim.

Mas será que ela é perfeita para todas as situações? Quando devemos consumir pasta de amendoim antes do treino?

Pasta de amendoim pré-treino

Para a maioria dos exercícios cardiovasculares, os músculos usam carboidratos e gorduras como principais fontes de energia. Tanto o amendoim como a manteiga de amendoim fornecem gordura e ficam muito gostosos quando combinados com carboidratos como cereais, pães e torradas.

Já para aproveitar ao máximo os exercícios de força, o ideal é consumir um pouco de proteína antes e depois do treino. Por isso, a pasta de amendoim misturada com banana e aveia pode ser uma boa escolha.

Vale ainda destacar que o objetivo do pré-treino é ter apenas uma pequena quantidade de comida para que seu estômago não fique pesado ao se exercitar. É muito importante pensar sobre a quantidade, ou seja, uma porção do tamanho de um aperitivo é a mais correta, e não de uma refeição.

Por outro lado, há quem não aconselhe o consumo da pasta de amendoim antes do treino, pois ela contém nutrientes que, dependendo do seu objetivo, podem ser prejudiciais para o desempenho do exercício. O ideal é ver o que funciona melhor para você.

– Baixo teor de carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo humano, e por isso é importante consumir uma quantidade suficiente antes de treinar.

A pasta ou manteiga de amendoim (como também é conhecida) é rica em calorias, porém muito pobre em carboidratos, oferecendo apenas 8 gramas a cada duas colheres de sopa – motivo pelo qual ela é comumente recomendada na dieta low carb.

– Alto teor de potássio

Este é um alimento rico em potássio,
contendo 189 mg a cada 2 colheres de sopa. Essa quantidade compreende cerca de
10% da ingestão diária sugerida.

O potássio é um importante nutriente para o desempenho do exercício físico, pois ele ajuda a controlar as funções nervosas e musculares, além do fato de você o perder com o suor.

– Alto teor de gordura

A pasta de amendoim é rica em gordura – cada 2 colheres de sopa fornecem cerca de 16 gramas de gordura. Embora o seu corpo precise de gordura – particularmente as insaturadas presentes na pasta de amendoim – ela não é a fonte mais eficiente de combustível.

Ela leva muito tempo para ser digerida, além de que consumir refeições com alto teor de gordura antes de treinar pode causar cãibras e fazer com que você sinta o seu estômago pesado.

– Baixo teor de açúcar

Um dos benefícios de comer pasta de amendoim antes do treino é que este é um alimento pobre em açúcar. Cada duas colheres de sopa contêm apenas 2 gramas de açúcar.

Embora o açúcar forneça energia, ele também é absorvido rapidamente e tende a causar uma queda de energia logo em seguida. Além disso, altas quantidades também podem fazer mal para o estômago.

– Pobre em vitamina C

A pasta de amendoim é pobre em vitamina C, que é um nutriente importante que o corpo usa para produzir colágeno, componente estrutural dos ossos, ligamentos e outros tecidos conjuntivos.

Além disso, pesquisas da revista
acadêmica Journal of American College of
Nutrition
indicam que o aumento da ingestão de vitamina C pode promover uma
melhor queima de gordura durante a prática do exercício físico.

5 benefícios da pasta de amendoim pré-treino

Embora tenha esses pontos negativos, por outro lado, há outros benefícios da pasta de amendoim antes do treino. São eles:

  1. O amendoim contém mais de 80% de gordura boa. Esse tipo de gordura é saudável para o coração, além de diminuir o colesterol e manter os vasos sanguíneos saudáveis. Quando ingeridas com moderação, podem afetar positivamente a sua saúde.
  2. Cada porção de 30 gramas de amendoim fornece 7 gramas de proteína vegetal, 6 nutrientes essenciais, fibras e principalmente gordura boa.
  3. Antes do treino, o amendoim retém a fome, além de ser de fácil digestão. Para o pós-treino, escolher um lanche com amendoim, como a pasta de amendoim, irá fornecer proteína, que é uma ótima opção, já que ela é essencial para ajudar a construir e reparar os músculos.

Se você pesquisar, verá que tem profissionais tanto da saúde como da educação física que indicam a ingestão da pasta de amendoim antes do treino, enquanto outros têm uma opinião contrária.

Em todo caso, o ideal é pensar em sua dieta e o que você procura. Como dito anteriormente, as pessoas que fazem dieta low carb geralmente consomem esse alimento por ser rico em proteína e gordura e pobre em carboidrato.

Para ter certeza do que é melhor para a sua dieta e o seu pré-treino, consulte um nutricionista.

Você já ouviu falar que pasta de amendoim antes do treino é bom? Costuma consumi-la no pré-treino? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.