7 Remédios para Hérnia de Disco Mais Usados

      Comentários desativados em 7 Remédios para Hérnia de Disco Mais Usados
Hérnia de disco

Embora exista a possibilidade de uma pessoa ter uma hérnia de disco e não sentir nada, em alguns casos a condição causa sintomas perceptíveis que incluem dor, fraqueza e dormência nos membros, além de alterações na mobilidade física.

Aqui, trazemos uma lista com os remédios para hérnia de disco mais usados e várias dicas para tratar a condição e aliviar os sintomas da hérnia.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é caracterizada
pelo deslocamento ou desgaste dos discos que ficam entre as vértebras da coluna.
As dores geralmente são observadas quando esse deslocamento ou desgaste dos
discos pressiona algum nervo localizado no local.

Grande parte das hérnias de disco acontece na parte inferior das costas, mas também há casos em que ela ocorre próxima do pescoço. Os sintomas mais comuns de uma hérnia de disco são dor nos braços ou nas pernas, fraqueza e sensação de dormência ou formigamento.

Uma hérnia de disco normalmente é
causa pelo desgaste gradual que ocorre no disco conforme envelhecemos. Com o
passar dos anos, os discos encontrados na coluna perdem água. Isso faz com que
eles fiquem menos flexíveis e sofram danos com mais facilidade, o que pode
levar a uma hérnia de disco. Em outros casos, a hérnia de disco pode ser
causada pelo esforço físico excessivo como quando levantamos muito peso por um
período de tempo prolongado. Mais raramente, um trauma físico como uma pancada
forte nas costas ou uma queda pode resultar em uma hérnia de disco.

Pessoas com excesso de peso são mais propensas a desenvolver hérnia de disco porque o peso em excesso pode causar estresse nos discos. Outros fatores que podem contribuir para a ocorrência são o sedentarismo, a genética e a profissão – especialmente aquelas que envolvem esforços físicos extenuantes.

Geralmente, os sintomas de hérnia de disco diminuem ou desaparecem por completo em algumas semanas apenas com algumas mudanças de estilo de vida, mas muitos casos precisam de tratamento ou até de cirurgia para reparação local.

Diagnóstico

Uma hérnia de disco normalmente é identificada facilmente por meio de um exame físico. Exames de imagem adicionais podem ser solicitados por um médico para analisar a hérnia com mais detalhes. Exemplos incluem exames de raios-x, uma tomografia computadorizada, um mielograma ou uma ressonância magnética.

Além disso, também podem ser
solicitados exames como um eletromiograma ou um estudo de condução nervosa que
mede como os impulsos elétricos estão ocorrendo ao longo do tecido nervoso do
organismo. Esse tipo de avaliação ajuda a identificar a localização exata do
dano quando os nervos são afetados pela hérnia.

Tratamento

O tratamento de uma hérnia de disco consiste no tratamento sintomático, já que há casos em que o problema não causa nenhum sintoma ou problema mais grave.

A seguir, vamos mostrar quais são os remédios para hérnia de disco mais indicados pelos médicos para o alívio dos sintomas.

Remédios para hérnia de disco mais usados

1. Analgésicos

Quando a dor relacionada à hérnia de disco é leve ou moderada, o uso de analgésicos pode ser o suficiente para aliviar.

Nesses casos, remédios de venda
livre como o naproxeno sódico ou o ibuprofeno podem ser grandes aliados no
tratamento da hérnia. Por se tratarem de analgésicos da classe dos
anti-inflamatórios não esteroidais, esses medicamentos também atuam na redução
da inflamação além de promover alívio da dor.

No entanto, o uso desses remédios
por mais de 10 dias não é recomendado sem consentimento médico.

2. Narcóticos

Em casos de dores mais intensas, o
uso de narcóticos pode ser recomendado por um médico. Um medicamento muito
comumente indicado é a codeína, que se trata de uma combinação das substâncias
oxicodona e acetaminofeno.

Porém, essa classe de medicamentos só deve ser usada se prescrita por um médico, já que efeitos colaterais indesejados como náusea, confusão mental, constipação e efeito sedativo podem ser observados.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares podem ser usados como remédios para hérnia de disco para auxiliar na redução dos espasmos musculares que afetam algumas pessoas com a hérnia. Efeitos colaterais que podem ser observados incluem sedação e tontura.

4. Anticonvulsionantes

Medicamentos anticonvulsionantes que
atuam no controle de convulsões podem ser úteis para tratar a hérnia de disco e
para reduzir as dores nos nervos. Exemplos incluem a gabapentina e a
pregabalina.

5. Cortisona

A cortisona é um ótimo remédio para
hérnia de disco inflamada. Em casos em que a inflamação é mais grave, o médico
pode optar por injetar a cortisona diretamente na área da hérnia para auxiliar
na redução da dor e da inflamação.

6. Antidepressivos para dor no nervo

Alguns profissionais optam pelo uso de antidepressivos no tratamento de dores crônicas. Essa não é uma prática amplamente adotada no meio médico, mas funciona para alguns pacientes que não respondem a outros tipos de tratamento. Exemplos de antidepressivos indicados como remédios para hérnia de disso incluem a amitriptilina e a duloxetina.

Entretanto, só é recomendado utilizar antidepressivos sob orientação médica, já que os efeitos colaterais desses medicamentos podem ser muito sérios.

7. Injeções epidurais

A injeção de medicamentos
específicos como esteroides, anti-inflamatórios ou anestésicos no espaço
epidural (região ao redor da medula espinhal) pode ajudar a reduzir o inchaço e
a dor que atinge a região interior e ao redor das raízes nervosas da coluna
vertebral.

Tratamentos alternativos para hérnia de disco

Além dos remédios para hérnia de disco mencionados acima, a condição pode ser tratada através de tratamentos alternativos e pela adoção de um estilo de vida mais saudável. Alguns deles incluem:

1. Fisioterapia

A fisioterapia ajuda pacientes que sofrem com hérnias de disco a adotar posições mais adequadas para executar as tarefas do dia a dia além de aprender exercícios que podem ser feitos para minimizar as dores.

Os fisioterapeutas também podem ajudar através de tratamentos que envolvem calor e frio, ondas de ultrassom que estimulam a região afetada e melhoram o fluxo sanguíneo, técnicas de tração que aliviam a pressão sobre o nervo afetado, eletroterapia, que gera impulsos elétricos que podem diminuir a dor, e a indicação de uso de órtese para o pescoço ou para a parte inferior das costas para melhorar a postura e reduzir a dor.

2. Compressas

A aplicação de compressas frias na região da dor pode aliviar a inflamação nos primeiros dias. Se a dor persistir por mais de 3 dias, é possível passar a aplicar compressas quentes para amenizar a dor.

3. Quiropraxia

A quiropraxia é um tipo de terapia em que um quiroprático realiza manipulações na coluna vertebral que podem ajudar a reduzir a dor relacionada à hérnia de disco.

4. Massagem

Massagens na região dolorida podem aliviar, ainda que por pouco tempo, as dores sentidas no local.

5. Acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa que pode ajudar no alívio de dores crônicas na região das costas e do pescoço sentida por pacientes com hérnia de disco.

6. Yoga ou pilates

A prática de atividades físicas como a yoga e o pilates é útil para melhorar a postura e aliviar dores crônicas nas costas que podem ocorrer por causa de uma hérnia de disco. Além dos exercícios propostos, as atividades trabalham também a respiração. No caso da yoga, a meditação é mais um dos benefícios.

7. Cirurgia

Quando os sintomas não melhoram com
nenhum tipo de tratamento ou quando complicações como dormência persistente nos
membros, perda de controle da bexiga ou dificuldades de mobilidade surgirem,
uma cirurgia pode ser a melhor opção.

No procedimento, o médico cirurgião
costuma remover a parte mais saliente do disco por meio de uma discectomia
aberta em que ele usa um laparoscópio que é inserido através de um pequeno
orifício aberto na parte anterior ou posterior da coluna. O procedimento é
considerado seguro e traz alívio imediato das dores sentidas pelo paciente.

Também há casos em que é necessário realizar uma fusão espinhal em que 2 vértebras de cada lado do disco são fundidas para dar estabilidade à coluna. Isso impede que os ossos se movimentem, impedindo que o paciente sinta mais dores.

Em outras situações, uma laminotomia lombar pode ser realizada para remover um pequeno pedaço de osso conhecido como lâmina da vértebra, que é uma espécie de capa que protege a medula espinhal e que facilita a visualização da hérnia pelo médico e que também ajuda a aliviar a pressão sobre os nervos.

Em alguns casos mais raros, todo o disco pode precisar ser removido e ainda há casos em que pode ser feita a substituição do disco por um disco artificial que pode ser composto de materiais como metal ou biopolímero.

8. Repouso controlado

Embora repousar seja importante para se recuperar de qualquer condição de saúde, repouso demais pode fazer mal para pessoas com hérnia de disco. Isso acontece porque repousar em excesso pode deixar as articulações rígidas e os músculos fracos, o que acaba prejudicando a recuperação.

O ideal é descansar em uma posição confortável por cerca de 30 minutos e logo em seguida se colocar em movimento, fazendo uma caminhada leve ou alguma atividade que não cause muita dor.

Dicas

Se você quer evitar que as dores voltem ou reduzir o risco de desenvolver uma hérnia de disco, há algumas medidas que você pode tomar.

1. Praticar exercícios físicos

É importante se exercitar para fortalecer a musculatura do tronco, o que ajuda a estabilizar e apoiar a coluna, diminuindo a dor. Como muitos pacientes com hérnia de disco sentem dores intensas, é essencial consultar um médico antes de iniciar a prática de atividades físicas para ter certeza sobre quais tipos de exercícios podem ser feitos sem causar mais danos à coluna.

2. Manter um peso saudável

Como já mencionado, o excesso de peso pode aumentar a pressão sobre a coluna e seus discos, o que pode desenvolver ou piorar uma hérnia de disco.

3. Adotar uma boa postura

Manter uma boa postura pode reduzir
a pressão nos discos. Principalmente se você trabalha sentado a maior parte do
dia, é importante manter as costas retas e alinhadas e uma boa ergonomia em
geral para evitar dores indesejadas.

Embora a hérnia de disco possa ser dolorosa, o tratamento é bastante promissor e é possível ter uma boa qualidade de vida. É essencial se manter em movimento mesmo sentindo um pouco de dor, já que o sedentarismo pode agravar ainda mais a condição. Consulte um fisioterapeuta ou um educador físico que possam indicar exercícios adequados para o seu caso e que ajudem a sentir menos dores e a realizar suas atividades rotineiras normalmente, além de um médico para receitas os melhores remédios para hérnia de disco no seu caso.

Referências Adicionais:

Você já utilizou algum destes remédios para hérnia de disco que separamos acima? Possui essa condição? Como faz o tratamento? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.