BENEFÍCIOS DA BANANA COM AVEIA

      Comentários desativados em BENEFÍCIOS DA BANANA COM AVEIA

Banana com aveia engorda ou emagrece?

Banana com aveia é um prato que minha mãe me dava quando eu era pequeno. E olha que faz tempo! Acho que só isso já faz com banana com aveia seja bom e seja indicado para a saúde. Porque em termos de saúde, aquele povo antigo, com poucos recursos, entendia muito bem.

É um prato que serve tanto para de manhã, quanto ao longo do dia, a qualquer hora. É excelente pra gente comer e “esperar” a refeição principal.

Nossas mães sabiam de tudo (e sem esta tal “ciência moderna”)

E tanto minha mãe estava certa, bem como provavelmente a sua também, a ciência agora já confirmou que tanto a aveia quanto a banana, são excelentes para a saúde de todos.

Mas, afinal, engorda ou emagrece? E a resposta é tanto engorda, quanto emagrece.

Tanto um quanto outro? Como é possível?

O fato é que depende da maneira como você consome, ou seja enquanto a banana engorda, a aveia emagrece. Portanto, dependendo da maneira como você combina os dois, vem o resultado.

Por um lado, se forem consumidas em grandes quantidades, tanto um quanto outro vão fazer engordar. Ambos apresentam uma quantidade significativa de calorias e, se consumidos em quantidades maiores, o resultado será engordar.

Uma banana pequena contém 90 calorias, uma banana média apresenta 105 calorias e uma banana grande possui 121 calorias.

Já a aveia em flocos da marca Quaker carrega 104 calorias a cada duas colheres de sopa ou 30 g. Consequentemente, aproximadamente 346,5 calorias em uma porção de 100 g.

Assim, basta você fazer as contas, somando as calorias de quantas bananas e de quanta aveia você consumir, e saberá onde está indo.

Já quando consumidas em pequenas quantidades, nenhuma das duas vai te fazer aumentar o peso.

Entretanto, isso não significa que quem está em processo de emagrecimento, por necessidade ou por vontade própria não pode comer banana com aveia.

Pode sim, bastando para isso, controlar as quantidades, conforme as calorias de cada uma informadas acima.

E as fibras?

As fibras são justamente aquela parte dos alimentos que dá sensação de saciedade, ou seja, tiram a fome. E banana e aveia são ambas ricas em fibras.

Daí a conclusão oposta, ou seja, que banana com aveia emagrece.

E não há nada de estranho nisso. Apenas as fibras fazem a gente se sentir satisfeito e não querer comer ainda mais, que é o que engorda, afinal.

Além do mais, esta saciedade facilita que a gente resista aos quitutes e guloseimas ricos em calorias e açúcar. Estes, sim, são os vilões, Não nutrem nada e ainda engordam. Fora os perigos trazidos pelo açúcar, mas isso é tema para outro post.

Benefícios da banana com aveia

Como ambos são nutritivos e saudáveis, os benefícios da combinação dos dois, não poderiam ser melhores.

1. É nutritivo

A banana é rica em nutrientes tais como carboidratos, fibras, potássio, magnésio, cobre, manganês vitamina B6 e vitamina C.

A aveia é rica em carboidratos, fibras, proteínas, manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio e zinco. Também contém as vitaminas B1, B5 e  B9 (ácido fólico/folato).

Que beleza, não? Quer mais saúde que isso?

Se você adotar esta combinação em sua dieta, com pouco açúcar, não só vai ficar livre dos docinhos e salgadinho, como vai adquirir uma bela saúde.

E ainda terá em adição, um bom funcionamento do organismo como um todo e dos intestinos em especial.

2. Dá energia

A combinação banana com aveia é fonte segura de energia, ideal principalmente para depois do treinamento físico. Você estará absorvendo magnésio, ideal para estes momentos de maior desgaste físico.

Segundo os estudos realizados, isso se deve à diminuição do ácido lático produzido durante os exercícios. é esta substância, que provoca as dores musculares.

E a presença do potássio na banana, ajuda a evitar as cãibras musculares, que surgem, comumente, principalmente depois da realização de atividades físicas.

Apesar de existirem controvérsias entre os pesquisadores a este respeito, preferimos ficar com a sabedoria popular.

2. Melhora a qualidade do sono

Por incrível que pareça, a combinação banana com aveia estimula a produção da melatonina, o hormônio do sono.

3. Melhora a saúde dos intestinos

Por serem ambos ricos em fibras, estes dois alimentos favorecem o funcionamento dos intestinos e melhora a digestão.

4. Melhora a pressão arterial

A presença do potássio na banana ajuda o organismo no controle da pressão arterial. A presença abundante deste mineral, que é um micronutriente, contribui para a diminuição da  pressão arterial.

5. Equilibra o colesterol

Segundo os últimos avanços da medicina, sabe-se agora que não existe esta história de “colesterol ruim”. O colesterol é bom nas suas duas formas e inclusive é essencial para a saúde.

Mas esta combinação tem a propriedade de equilibrar as quantidades de HDL e LDL, os dois tipos de colesterol.

Leia também A BANANA