Bicarbonato para Caspa Funciona?

      Comentários desativados em Bicarbonato para Caspa Funciona?
Bicarbonato

Aqueles flocos de pele seca que caem sobre o seus ombros e pescoço são as caspas, e embora elas possam causar um pouco de vergonha e até mesmo coçar, elas são inofensivas. Você já ouviu falar do uso de bicarbonato para caspa? Será que funciona mesmo ou traz alguns riscos? É o que você verá mais abaixo.

Aproveite para conhecer os benefícios do bicarbonato de sódio e para que serve, além de conferir se o bicarbonato no cabelo é bom mesmo.

Muitas pessoas acreditam que as caspas aparecem devido a algo que está acontecendo no cabelo ou quantas vezes ele é lavado, mas na verdade elas ocorrem devido ao seu couro cabeludo.

As células da pele que crescem e morrem rápido demais são o problema, e ainda não está claro por que exatamente isso acontece.

A malassezia é um fungo muito comum que vive no couro cabeludo da maioria dos adultos saudáveis e pode ser o responsável por contribuir para a caspa. Uma das teorias diz que o sistema imunológico pode reagir demais a esse fungo, causando a caspa.

Durante o clima frio e seco do inverno, a caspa pode aparecer ou até mesmo piorar, bem como quando você fica estressado ou doente. Uma causa comum é a dermatite seborreica ou a seborreia, que atinge de 3% a 5% da população de jovens adultos. Algumas pessoas com caspa também podem ter dermatite seborreica em outras áreas do corpo, como nas orelhas, centro da face e centro do tórax.

Alguns dos melhores remédios para caspa são encontrados na cozinha. Você já ouviu falar que o bicarbonato de sódio pode ser um bom aliado na luta contra a caspa?

Possíveis benefícios do bicarbonato para caspa

Embora as evidências sugiram que o
bicarbonato de sódio ajude a limpar o cabelo das caspas, a comunidade médica
ainda está indecisa sobre esse assunto e se essa prática é saudável.

Quando o bicarbonato de sódio é dissolvido em água, ele ajuda a remover qualquer acúmulo de óleos, sabonetes, xampus, condicionadores e outros ingredientes presentes em produtos típicos destinados ao tratamento capilar.

Ao remover esse acúmulo, o bicarbonato de sódio pode deixar os fios de cabelo macios, limpos e brilhantes, e além disso, a consistência em pó deste produto faz com que ele seja um esfoliante; por isso, ele ajuda a remover a pele seca do couro cabeludo.

As pessoas que estão preocupadas com os aditivos presentes em xampus comerciais, ou com o custo desses produtos, podem preferir usar o bicarbonato como uma alternativa.

Algumas pessoas enxaguam o cabelo com vinagre de maçã depois de lavá-lo com bicarbonato de sódio, já que ele tem um pH alto e enxaguá-lo com vinagre é uma tentativa de restaurar o equilíbrio natural do pH do couro cabeludo. Muitas podem usar essa técnica diariamente, mas outras preferem usar apenas uma vez por semana.

Algumas pessoas que lavam o cabelo
com bicarbonato de sódio relatam bons resultados, porém as evidências
científicas ainda não as apoiam.

Riscos do bicarbonato para caspa

Devido à sua composição abrasiva, o bicarbonato é um bom limpador para fogões, grelhas e pias de aço inoxidável, porém, os pequenos cristais do bicarbonato de sódio podem ser muito ásperos e severos para o cabelo. Além disso, o bicarbonato também é muito mais alcalino do que os xampus comerciais e tem um nível de pH mais alto do que o couro cabeludo.

Alguns dos riscos de usar
bicarbonato de sódio no cabelo incluem:

– Cabelo quebradiço

O bicarbonato de sódio é um tipo de sal que consiste em minúsculos cristais abrasivos, e como o cabelo é algo delicado, esses pequenos cristais podem rasgar as suas fibras causando quebra e as pontas duplas.

– Cabelo seco

Embora o bicarbonato limpe bem, ele também pode eliminar os óleos naturais do cabelo, o que pode levar à secura.

A quantidade de óleo presente no cabelo varia de pessoa para pessoa, e embora o excesso de óleo deixe o cabelo oleoso, um pouco dele é necessário para manter o couro cabeludo saudável. Ao remover todo o óleo, o cabelo poderá ficar sem brilho.

Os típicos xampus que são comercializados contêm ingredientes que hidratam o cabelo e o mantêm limpo, e usar um condicionador natural contendo óleos de coco ou argão pode ajudar a restaurar a umidade.

– Irritação do couro cabeludo

O
bicarbonato de sódio também pode irritar o couro cabeludo, e por isso não é
recomendado para pessoas com couro cabeludo seco, condições como eczema ou pele
seca.

O que falam as pesquisas sobre o uso de bicarbonato para caspa

Não há evidências de que o bicarbonato de sódio possa amolecer o cabelo ou restaurar o brilho. Ao contrário, há mais pesquisas que apontam o bicarbonato de sódio como um risco para os danos capilares e irritação da pele.

O couro cabeludo médio tem um nível de pH de 5,5, enquanto que o fio de cabelo tem um nível de pH de 3,67. Manter esse equilíbrio ajuda na saúde capilar, porém o bicarbonato de sódio tem um nível 9 de pH.

Pesquisas apontam que os produtos
com um alto nível de pH podem aumentar:

  • Irritação;
  • Dano cuticular;
  • Frizz;
  • Quebra de cabelo.

Sua pele também tem um nível de pH que fica em torno de 5,5, e um estudo descobriu que um sabão alcalino (pH 9,5) diminuiu significativamente o conteúdo de gordura da pele e irritou a sua camada protetora.

As evidências que apoiam os benefícios do bicarbonato de sódio são principalmente autorreferidas, ou seja, pessoas que usam e afirmam a sua eficácia. É possível que o bicarbonato de sódio possa ser benéfico inicialmente, já que ingredientes com pH alto são eficazes para remover o acúmulo e secar o couro cabeludo, mas o seu uso a longo prazo também pode tirar os óleos naturais e irritar o couro cabeludo.

O que usar em vez de bicarbonato para caspa

Na hora de comprar seus produtos de tratamento capilar, de xampus a sprays, preste atenção:

  • No seu tipo de couro cabeludo e para o qual é indicado o
    produto;
  • Tipo de cabelo, como por exemplo fino, forte, grosso, liso,
    cacheado, ondulado, etc.;
  • Danos nos cabelos (tratamento químico, hábitos de higiene,
    secadores de cabelo e exposição ambiental);
  • Na resistência do seu cabelo (resistência a rupturas);

Use óleo de coco no cabelo porque ele pode penetrar na haste do fio e evitar a quebra do cabelo. O óleo de coco também funciona pré e pós-condicionador, mas apenas use com moderação para evitar uma aparência oleosa.

Dê preferência a um xampu clarificador caso queira remover o acúmulo de produtos e oleosidade, pois esses xampus contêm surfactantes para remover o acúmulo de produtos. Pesquisas mostram que esses ingredientes efetivamente removem os óleos, mas isso pode causar danos aos cabelos, especialmente se já estiverem danificados, secos ou quimicamente tratados. Evite o uso a longo prazo.

Invista em um bom condicionador, pois ele irá ajudar a criar a aparência elegante e livre de frizz que a maioria das pessoas querem, além de selar a cutícula e criar cabelos mais macios. Procure por condicionadores com silicones, queratina ou óleos como argan ou jojoba. Confira mais detalhes sobre o óleo de argan e o óleo de jojoba.

Usar a longo prazo bicarbonato para caspa ou como xampu oferece mais riscos do que benefícios, e apesar de algumas pessoas relatarem que amam este método natural, um número igual de pessoas diz que o bicarbonato de sódio danificou os seus cabelos. No geral, as pesquisas não suportam o bicarbonato de sódio como substituto do xampu.

Existem muitos outros produtos e ingredientes que você pode usar para a saúde do cabelo, e você também pode provar tomar vitaminas que serão boas tanto para a sua saúde geral quanto para um crescimento de fios de cabelos mais fortes.

É importante ter em mente que não é porque algo é natural que significa que é o produto certo, e embora o bicarbonato possa ajudar a remover a caspa, provavelmente ele não é a melhor escolha para a maiorias das pessoas.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar no uso de bicarbonato para caspa? Tem vontade de experimentar para provar os resultados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.