Leite de Magnésia para Pele Funciona? Como Usar?

      Comentários desativados em Leite de Magnésia para Pele Funciona? Como Usar?
Leite de magnésia na pele

Muita gente conhece o leite de magnésia devido às suas propriedades antiácidas e laxantes que ajudam a aliviar desconfortos estomacais. Mas não são tantas as pessoas que conhecem os benefícios do leite de magnésia para pele.

Será que o leite de magnésia para pele funciona mesmo? Além de esclarecer essa dúvida, vamos mostrar como usar e quais são os seus principais benefícios para a saúde da pele.

Leite de Magnésia

O leite de magnésia, conhecido também pelo seu nome oficial hidróxido de magnésio, é um composto usado comumente como um antiácido. Além de ser usado para tratar a azia e a indigestão, o leite de magnésia também pode ser indicado para promover o alívio de gases e de constipação, atuando nesses casos como um laxante.

Também há muitos relatos de que a aplicação de leite de magnésia para pele pode ser benéfica e é sobre essa aplicação que vamos falar mais abaixo.

Ele pode ser encontrado na forma líquida ou em comprimidos, mas o uso específico na pele é mais fácil com a forma líquida do produto. O leite de magnésia encontrado nas farmácias também pode conter outros ingredientes em sua composição como a água, o hipoclorito de sódio e alguns minerais.

Possíveis benefícios do leite de magnésia para pele

Segundo relatos, o leite de magnésia pode ajudar a combater a oleosidade da pele e deixá-la mais suave. A seguir, vamos conhecer alguns dos benefícios do leite de magnésia para pele e discutir se eles funcionam mesmo ou não passam de um mito.

1. Limpeza da pele

O leite de magnésia ajuda a deixar a pele mais limpa e menos oleosa. Isso porque ele age desentupindo os poros e evitando que sujeiras e óleo em excesso se acumulem na região.

2. Desodorizante

As propriedades antibacterianas do leite de magnésia dificultam o crescimento e a proliferação de bactérias que podem causar mau cheiro. Dessa forma, ele apresenta um efeito desodorizante na pele.

3. Redução do brilho

É possível reduzir o brilho da pele
com a aplicação de leite de magnésia. Quando aplicado na pele, ele pode
promover um efeito similar ao de uma máscara de argila que ajuda a reduzir a
oleosidade excessiva da pele.

4. Uso como primer e toner

O leite de magnésia também é muito
usado como um substituto para o primer. Ele ajuda a suavizar a pele, ajustando
o seu pH e deixando o local pronto para a aplicação da maquiagem.

Esse uso ajuda a reduzir a produção
de oleosidade, sendo um ótimo aliado na maquiagem durante os meses quentes do
verão. O uso de leite de magnésia como primer também ajuda a manter a maquiagem
por mais tempo, evitando a necessidade de retoques durante o dia.

O composto também pode ser utilizado
como um toner que ajuda a reduzir o tamanho dos poros.

5. Ação bactericida

Além do efeito antibacteriano que ajuda a eliminar bactérias presentes no rosto, o leite de magnésia contém pequenas quantidades de zinco, que deixa o sistema imunológico mais forte e auxilia no tratamento de feridas e inflamações na pele como a acne, por exemplo. Veja também: Zinco para acne funciona?

6. Remoção de cravos

É possível remover cravos com o uso
de leite de magnésia de uma maneira tranquila e suave sem agredir muito a pele.

Basta cobrir levemente as áreas da
pele em que há cravos com leite de magnésia e esperar o produto secar. Depois
de seco, lave o rosto com água morna, promovendo uma leve esfoliação que ajuda
a remover diversos cravos.

7. Redução de manchas

O leite de magnésia também pode
ajudar a clarear a pele. Isso auxilia na remoção de algumas manchas que podem
surgir ao longo do tempo.

8. Diminuição da oleosidade

Como já mencionado, o leite de magnésia é ótimo para ajudar no controle da oleosidade natural da pele. Assim, ele ajuda a deixar a pele com aspecto mais leve e saudável.

9. Tratamento de erupções cutâneas

Muitas vezes, as erupções cutâneas são causadas por alergias e pela presença de ácidos na pele que irritam o local. O uso de leite de magnésia para pele pode ajudar a neutralizar esses ácidos, reduzindo assim as erupções. Além disso, suas propriedades antimicrobianas ajudam a evitar que as erupções se espalhem ao longo da região.

Como usar

Antes de qualquer coisa, é
importante lavar bem o rosto com água e sabão para que ele esteja bem limpo no
momento da aplicação do leite de magnésia.

Aplique uma pequena quantidade de leite de magnésia sobre o rosto limpo e seco com o auxílio de um chumaço de algodão. Deixe-o agir até que ele seque sobre a pele. Em seguida, enxague o rosto e seque suavemente com uma toalha limpa.

Existem estudos que comprovam os benefícios do leite de magnésia para pele?

Não existe comprovação científica de
que o leite de magnésia é realmente benéfico para a saúde da pele.

Rumores sobre a eficácia do leite de magnésia no tratamento da acne, por exemplo, surgiram depois que um estudo foi publicado no periódico Archives of Dermatology na década de 70 em que o autor mencionou bons resultados no tratamento da acne dos seus pacientes com o uso de leite de magnésia e tetraciclina.

Porém, não é comprovado pelos cientistas que os benefícios obtidos se devem apenas ao leite de magnésia, já que o antibiótico tetraciclina também foi usado no tratamento e é bem provável que ele seja o principal responsável pela melhora da acne.

Outro estudo antigo da década de 80 sugere que o hidróxido de magnésio é um bom agente desengordurante, o que indica que ele pode ser capaz de quebrar o óleo presente na superfície da pele, deixando-a menos oleosa. No entanto, ele não é capaz de reduzir a produção de oleosidade e apenas absorve o óleo em excesso na pele.

Usar o leite de magnésia para pele funciona?

De acordo com relatos individuais, o leite de magnésia pode trazer bons resultados principalmente quanto à redução da oleosidade e na fixação de maquiagens por mais tempo. Entretanto, não existem estudos científicos atuais que comprovem os benefícios do leite de magnésia para pele.

Embora existam muitos relatos de que
ele é eficaz, é importante salientar que cada pessoa tem uma sensibilidade
diferente na pele e que isso deve ser levado em conta na hora de escolher
qualquer tipo de produto.

Assim, é essencial fazer um teste na
pele para verificar se alergias ou irritações ocorrem antes de aplicar o leite
de magnésia por toda sua extensão.

Algumas pessoas notam que o leite de
magnésia pode causar um certo ressecamento na pele. Mas isso acontece com
vários outros tipos de esfoliantes aplicados no rosto. Para evitar o
ressecamento excessivo, o indicado é não usar o leite de magnésia em peles
muito secas e aplicar o produto apenas 1 ou 2 vezes por semana em peles normais
ou oleosas.

Como vimos, apesar de o produto não causar efeitos colaterais graves quando usado externamente e os relatos mostrarem que ele pode fazer bem para a pele, não é comprovado cientificamente que ele é realmente benéfico. Desta forma, se você está procurando por resultados realmente eficazes e duradouros, o ideal é procurar um dermatologista para te orientar sobre o tratamento mais adequado para o seu problema de pele.

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar que o uso leite de magnésia para pele é bom? Conhece alguém que tenha utilizado e obtido bons resultados? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.