Maca Peruana Funciona Mesmo?

      Comentários desativados em Maca Peruana Funciona Mesmo?
Maca peruana

Você já ouviu falar da maca peruana? Trata-se de uma planta nativa do Peru que tem sido muito utilizada para aumentar a fertilidade e o desejo sexual.

O seu uso para estimular a libido é o principal motivo de procura dessa planta. Mas será que a maca peruana funciona mesmo para isso?

O que muita gente nem se atenta é que a maca peruana pode trazer diversos outros benefícios para a saúde e abaixo nós vamos conhecer todos eles.

Maca peruana – O que é?

A maca peruana é uma raiz que também pode ser encontrada em forma de suplemento ou em pó. Ela é conhecida principalmente por aumentar a libido e a fertilidade, mas também pode ser utilizada para melhorar a resistência física e aumentar a energia.

Conhecida cientificamente como Lepidium meyenii ou como ginseng peruano, a maca peruana é um vegetal crucífero assim como o brócolis, o repolho, a couve e a couve-flor que cresce na região dos Andes em condições climáticas adversas e em altas altitudes. De acordo com uma pesquisa de 2012 publicada no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, a planta tem uma longa história de uso medicinal e culinário em seu país de origem.

A principal parte da planta que é
comestível é a sua raiz, que pode apresentar cores que variam de branco a
preto. Por ser muito seca, ela geralmente é consumida na forma de pó, mas
também é possível encontrar a planta na forma de cápsula ou em extratos
líquidos.

Seu gosto não é tão agradável e por esse motivo a raiz é muitas vezes adicionada em outras receitas como smoothies ou vitaminas.

Benefícios

Apesar de os estudos realizados até o momento sobre a maca peruana serem compactos e estarem em seus estágios iniciais de pesquisa, alguns benefícios já foram identificados. Os principais deles são os seguintes:

1. Nutritivo

Dados nutricionais da raiz de maca peruana indicam que a planta é altamente nutritiva, sendo fonte de diversas vitaminas e minerais.

Uma porção de apenas 28 gramas de pó
de raiz de maca pode conter:

  • 91 calorias;
  • 20 gramas de carboidratos;
  • 4 gramas de proteínas;
  • 1 grama de gordura;
  • 2 gramas de fibras dietéticas;
  • 85% da quantidade diária recomendada
    de cobre;
  • 23% da quantidade diária recomendada
    de ferro;
  • 133% da quantidade diária
    recomendada de vitamina C;
  • 16% da quantidade diária recomendada
    de potássio;
  • 10% da quantidade diária recomendada
    de manganês;
  • 15% da quantidade diária recomendada
    de vitamina B6.

Além de quantidades significativas de vitaminas e minerais, a maca peruana contém compostos vegetais bioativos importantes para a saúde como os polifenóis e os glucosinolatos.

2. Desempenho físico e aumento de energia

A raiz de maca em forma de pó é um suplemento bastante popular entre atletas e fisiculturistas e não é à toa. Ela tem sido associada a ganhos musculares, aumento de energia, ganho de força e aumento de energia. Estudos conduzidos em animais indicam ainda que a maca pode aumentar o desempenho em atividades de resistência física.

Um pequeno estudo envolvendo 8 ciclistas homens foi publicado em 2009 no Journal of Ethnopharmacology. Nesse estudo, foi verificado que eles foram capazes de melhorar o tempo que levavam para completar um percurso de bicicleta com extensão de 40 quilômetros apenas 14 dias depois do início da suplementação com extrato de maca peruana. Curiosamente, nesse mesmo estudo foi constatado que os participantes apresentaram também um aumento na libido.

Porém, não existem estudos maiores ou mais recentes que confirmem que a maca peruana funciona mesmo neste sentido.

3. Aumento da libido

O benefício mais esperado quando se fala em maca peruana é o aumento do desejo sexual. Muitos adultos sofrem problemas relacionados à libido e procuram ervas e alimentos que possam estimular o desejo sexual naturalmente.

Pesquisas como a publicada em 2002 no periódico científico First International Journal of Andrology atestam a eficácia da maca peruana em aumentar o desejo sexual. Neste estudo, homens que tomavam uma dose de 1,5 ou 3,0 gramas de maca peruana por dia apresentaram um aumento da libido quando comparados com aqueles que receberam um placebo.

Um estudo de revisão publicado em
2010 na revista BMC Complementary and Alternative Medicine encontrou
evidências de que a maca peruana pode melhorar a libido após ao menos 6 semanas
de uso. O estudo contou com a avaliação de dados de 131 participantes.

Um estudo ainda mais recente
publicado em 2015 no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative
Medicine
afirma que a raiz de maca pode reduzir problemas de disfunção
sexual em mulheres na pós-menopausa que estavam fazendo uso de antidepressivos.

Outra boa notícia é que a maca peruana funciona para aumentar o desejo sexual tanto em homens quanto em mulheres.

4. Melhoria do humor

Muitos estudos têm mostrado que a maca peruana pode melhorar o humor. Uma pesquisa publicada em 2008 no periódico científico Menopause indica que a maca tem relação com a redução da ansiedade e com o alívio de sintomas da depressão, principalmente em mulheres na menopausa.

Uma outra pesquisa publicada em 2015 na revista Climacteric: The Journal of the International Menopause Society mostra que a maca peruana apresenta flavonoides que parecem ser os responsáveis pelos benefícios psicológicos da planta.

5. Diminuição da pressão arterial

O mesmo estudo de 2015 mencionado acima indica um possível benefício no controle da pressão arterial sanguínea. Foi observado que a dose de 3,3 gramas de maca peruana por dia durante 12 semanas foi suficiente para reduzir a pressão arterial sanguínea nas mulheres que estavam na pós-menopausa e que participaram do estudo.

6. Fertilidade masculina

Estudos publicados em 2001 e em 2015
nos periódicos científicos Asian Journal of Andrology e Evidence-Based Complementary
and Alternative Medicine
, respectivamente, indicam que a raiz de maca
aumenta a fertilidade masculina.

A qualidade e a quantidade de
esperma produzida e liberada pelos homens são fatores muito relevantes quando
se fala em fertilidade masculina e os estudos atestam que isso pode ser
melhorado com a ingestão de maca peruana.

De acordo com uma revisão científica recente publicada em 2016 no periódico Maturitas, a maca melhora a qualidade do sêmen em homens saudáveis e considerados inférteis. Além disso, um dos estudos analisados mostrou que 4 meses após o início do consumo de maca peruana houve um aumento no volume, na contagem e na motilidade dos espermatozoides masculinos.

7. Redução da disfunção erétil

Uma pesquisa de 2009 publicado no periódico First International Journal of Andrology sugere que a raiz de maca também pode ser benéfica para pessoas que sofrem de disfunção erétil. Nesse estudo, os participantes consumiram 2,4 gramas de raiz de maca diariamente durante um período de 12 semanas e tinham que relatar aos pesquisadores suas sensações relacionadas ao bem-estar e à vida sexual.

Todos os participantes do estudo eram do sexo masculino com disfunção erétil leve. Os resultados da pesquisa mostraram que aqueles que ingeriram a raiz de maca perceberam uma melhora na vida sexual maior em relação aos que usaram um placebo.

8. Alívio de sintomas da menopausa

A redução nos níveis de estrogênio
durante a menopausa pode causar diversos sintomas que não são nada agradáveis.
Alguns deles são ressecamento vaginal, alterações de humor, ondas de calor,
irritabilidade e mudanças no sono.

Segundo uma pesquisa publicada em
2011 também no periódico Maturitas, a maca peruana ajudou a aliviar
sintomas da menopausa em mulheres.

Outros estudos conduzidos em animais mostraram que a planta também pode ajudar a proteger a saúde dos ossos, o que é um ótimo benefício já que mulheres correm um risco maior de desenvolver osteoporose depois da menopausa.

9. Proteção contra o sol

Todos sabem que se expor aos raios ultravioletas do sol sem proteção pode danificar a pele. Algumas evidências científicas indicam que a aplicação de extrato de maca concentrado sobre a pele pode protegê-la contra a radiação do sol. É o que mostra um estudo de 2011 indexado no periódico científico International Journal of Dermatology.

Outra pesquisa de 2008 publicada no Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine comprovou que o extrato de maca, quando aplicado na pele de ratos durante um período de 3 semanas, acabou evitando danos à pele que seriam causados pela exposição solar.

De acordo com a pesquisa publicada
em 2016 no International Journal of Molecular Sciences, o efeito
protetor se dá pela presença de compostos antioxidantes como os polifenóis e os
glucosinolatos encontrados na raiz.

Apesar desses resultados promissores, vale ressaltar que nenhum produto deve substituir o protetor solar.

10. Redução do tamanho da próstata

Existe um problema conhecido como
hiperplasia prostática benigna que causa o aumento da próstata em homens,
especialmente os idosos. Esse aumento pode resultar em alguns problemas como a
dificuldade de micção.

Alguns estudos feitos em animais
roedores mostraram que a maca peruana pode ajudar a reduzir o tamanho da
próstata nesses casos.

Segundo estudo de 2009 publicado no periódico científico International Journal of Cancer, o efeito redutor da próstata tem a ver com a alta concentração de glucosinatos na maca peruana, que também estão associadas com um menor risco de desenvolvimento de câncer de próstata.

11. Melhoria da memória e da aprendizagem

Um estudo publicado na revista
científica Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine em 2016
atesta que a maca peruana pode melhorar a função cerebral e diversas funções
cognitivas.

Conforme o que é relatado no estudo
publicado em 2009 no periódico Forschende Komplementarmedizin, é
tradição peruana dar maca para as crianças para melhorar o desempenho delas na
escola.

Estudos em animais têm indicado que
a maca peruana melhora a aprendizagem e a memória em roedores que já
apresentavam problemas relacionados à memória.

Tais resultados podem ser úteis no
desenvolvimento de estudos para o tratamento alternativo de pacientes com
doença de Alzheimer, por exemplo.

Cuidados

A maca peruana é considerada segura
para consumo. Porém, os nativos do Peru recomendam que a raiz seja fervida
antes de consumir, pois relatam que o consumo da raiz fresca pode causar
efeitos colaterais.

Pessoas com problemas na tireoide devem ter cautela ao ingerir maca peruana pois ela contém algumas substâncias que podem alterar a função normal da tireoide, principalmente em pessoas que já sofrem com problemas na glândula.

Mulheres grávidas ou lactantes
também não devem ingerir a planta antes de conversar com um médico.

Maca peruana funciona mesmo para melhorar a libido?

A pergunta que não quer calar é se a maca peruana pode mesmo aumentar o desejo sexual. Estudos científicos citados neste artigo mostram que sim, que há evidências científicas de que a maca peruana funciona para aumentar a libido e melhorar a vida sexual de homens e mulheres.

Apesar disso, não são muitos os estudos
sobre o assunto e as pesquisas já realizadas não incluem um número considerável
de participantes. Assim, é possível que o efeito não seja observado em todas as
pessoas.

Como a maca peruana não causa
efeitos colaterais e é considerada segura, vale a pena tentar e descobrir por
si só se a planta tem mesmo esse poder afrodisíaco.

Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a maca peruana funciona par aumentar a libido? Tem vontade de experimentar esse efeito? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.