Mamoplastia de Aumento – Como Funciona, Antes e Depois, Preço e Cuidados

      Comentários desativados em Mamoplastia de Aumento – Como Funciona, Antes e Depois, Preço e Cuidados
Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é uma técnica que envolve o uso de
implantes mamários ou enxertos de gordura do próprio corpo para aumentar o
tamanho dos seios, restaurar o volume da mama, atingir uma forma mais
arredondada ou melhorar a assimetria natural do tamanho da mama.

Para algumas mulheres, o aumento dos seios é uma maneira de se sentir mais confiante e aumentar a autoestima, enquanto que para outras, é parte da reconstrução da região que foi danificada por vários motivos, como por exemplo a retirada do seio devido ao câncer de mama.

Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras: ou através do implante ou com enxerto de gordura. Veremos abaixo como funciona cada um deles.

1. Mamoplastia de aumento através de enxerto de gordura ou lipofilling mamário

A técnica de mamoplastia de aumento através do enxerto de gordura, também conhecida como lipofilling mamário, funciona através da transferência de gordura de outras partes do corpo que são injetadas nas mamas para aumentá-las.

Essa técnica usa a lipoaspiração para tirar a gordura das outras partes do corpo e é usada mais por mulheres que procuram um aumento relativamente pequeno dos seios e preferem resultados mais naturais. Com este procedimento, a sensação ao tato é semelhante à da mama que não passou por nenhuma mamoplastia.

Após cerca de três meses, ocorrerá a absorção natural de cerca de 30% da gordura injetada e os seios chegarão ao seu tamanho final e estável.

2. Mamoplastia com prótese

A mamoplastia com prótese é realizada para melhorar o tamanho, contorno e aparência dos seios e é realizada com implantes que podem ser colocados das seguintes maneiras:

  • Subpectoral (sob o músculo do peito);
  • Subglandular (abaixo do tecido mamário);
  • Dual Plane ou Plano Duplo (o implante é colocado parcialmente sob o músculo e parcialmente sob o tecido mamário).

A incisão pode ser feita na axila,
aréola (área ao redor do mamilo) ou na dobra inferior da mama.

No geral, todos os tipos de mamoplastia de aumento são procedimentos minimamente invasivos. No caso dos aumentos em que a incisão é feita na axila, um endoscópio pode ser usado durante o procedimento.

Os implantes mamários são constituídos por um revestimento de silicone que é preenchido com solução salina ou gel de silicone. Atualmente, os implantes de solução salina são usados de forma irrestrita. No caso dos implantes de gel de silicone, é muito importante pesquisar quem são os fabricantes, pois alguns como Nagor, comercializado pela empresa ImportMedic Importação e Exportação Ltda, e PolyImplantProthese (PIP) foram proibidos pela Anvisa (Agência nacional de Vigilância Sanitária). 

A mamoplastia de aumento com prótese é reversível, ou seja, se a mulher não ficar satisfeita com os implantes, eles podem ser removidos e os seios voltarão a ficar como estavam antes da cirurgia.

Cuidados após o procedimento

Após realizar a mamoplastia de aumento, é provável que ocorra alguma contusão e/ou que a pessoa sinta dores e inchaço por algumas semanas na área dos seios. O esperado é que as cicatrizes diminuam com o tempo, porém é muito difícil que desapareçam completamente. Veja aqui algumas pomadas cicatrizantes que podem ser receitadas e ajudar.

Enquanto você estiver se curando da cirurgia, usar uma bandagem de compressão ou sutiã esportivo ou um destinado especificamente para esse tipo de cirurgia irá lhe ajudar a fornecer suporte extra e ajudar a posicionar adequadamente os implantes mamários. O cirurgião também poderá prescrever alguns medicamentos para dor.

É importante seguir as instruções do médico responsável sobre quando poderá retornas às atividades regulares. Caso a pessoa não tenha um trabalho que exija muito esforço físico, poderá retornar dentro de algumas semanas.

Evite atividades exaustivas ou que possam elevar a sua pressão arterial ou pulso por pelo menos duas semanas. Enquanto estiver se curando, passando pelo pós-operatório, lembre-se de que seus seios estarão ainda mais sensíveis ao contato físico ou a movimentos bruscos.

Se forem utilizadas suturas que não foram absorvidas sozinhas ou o seu médico colocou tubos de drenagem perto dos seios, você precisará realizar uma consulta de acompanhamento para fazer a remoção.

Caso note calor, vermelhidão ou tiver febre, pode ser que
tenha uma infecção, e por isso deverá entrar em contato rapidamente com o seu
médico, bem como se sentir falta de ar ou dores no peito.

Quanto custa a mamoplastia de aumento

É difícil falar ao certo quanto custa uma mamoplastia de aumento, pois tudo irá depender de vários fatores. Além do trabalho do médico cirurgião especialista, você terá que pagar por:

  • Internação em um hospital;
  • A prótese de silicone (caso opte pela mamoplastia com prótese);
  • Medicamentos;
  • Centro cirúrgico;
  • Equipe médica;
  • Médico anestesista especializado.

Em fevereiro de 2018, o valor médio da mamoplastia com
prótese estava entre R$9.000,00 a R$20.123,00, porém o valor exato da sua
cirurgia só será possível saber após passar por uma consulta com um médico
especialista.

É legal pesquisar os preços e passar por alguns especialistas para saber várias opiniões, porém, por se tratar de uma cirurgia, lembre-se sempre de pesquisar bem sobre o profissional, e no caso do implante da prótese, a marca que será colocada, afinal, se acabar nas mãos de um mal profissional ou optar por produtos ruins, o que era para te deixar mais bonita pode prejudicar a sua estética e saúde.

Preste bastante atenção nos valores das próteses, pois há muitos médicos que acabam oferecendo alguns produtos duvidosos com preços muito abaixo do mercado e que oferecem materiais de segunda linha.

Por último, nunca deixe que a operação seja fora de um hospital, pois isso pode realmente colocar a sua vida em risco e é totalmente proibido e considerado crime.

Referências
Adicionais:

Você já ouviu falar em mamoplastia de aumento? Já teve vontade de aumentar os seus seios por algum motivo estético ou de saúde? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.