Iogurte com Aveia Engorda?

      Comentários desativados em Iogurte com Aveia Engorda?
Iogurte com aveia

Entre as várias opções de combinações de alimentos que podemos consumir em refeições como o café da manhã e os lanches que costumamos fazer entre uma refeição e outra está o iogurte com aveia.

De um lado, temos um alimento que se destaca em relação ao fornecimento de proteínas – o iogurte, enquanto de outro temos um ingrediente conhecido por ser fontes de fibras – a aveia.

Mas será que iogurte com aveia engorda? Essa mistura para um lanche ou café da manhã pode atrapalhar a nossa dieta para perda de peso ou não tem influência?

As calorias que a combinação pode trazer

Para entendermos se o iogurte com aveia engorda ou não, vale a pena ter uma ideia de quantas calorias a dupla pode fornecer.

Como diferentes marcas de iogurte e aveia podem trazer diferentes valores nutricionais, resolvemos escolher um representante de cada para servir de exemplo. São eles: o iogurte natural integral da marca Nestlé de 170 g e a aveia em flocos da marca Quaker de 30g/duas colheres de sopa.

Pois bem, 30 g ou duas
colheres de sopa da aveia em flocos da marca Quaker carregam 104 calorias,
enquanto 170 g do iogurte natural integral das Nestlé apresentam 126 calorias.

Vale lembrar que esses alimentos não foram submetidos a análises nutricionais. Simplesmente reproduzimos as informações fornecidas pelos portais de tabelas nutricionais da internet.

Fazendo a soma do teor calórico do iogurte e da aveia, ficamos com 230 calorias, um valor que não é tão elevado, mas também não é tão pequeno. Portanto, para não exceder no consumo de calorias, fica a recomendação de não exagerar no tamanho das porções ao combinar o iogurte com a aveia, já que quanto maior for a porção, mais calorias ela possuirá.

E se houver a adição de
outros ingredientes como frutas secas, caldas ou chocolate, por exemplo, ao
iogurte com aveia, também haverá uma elevação no teor calórico da combinação.

Ou seja, a partir de um ponto de vista calórico, podemos concluir que o iogurte com aveia engorda ou não conforme a maneira que essa refeição for utilizada – porções moderadas podem entrar em uma dieta de manutenção ou diminuição do peso, ao mesmo tempo em que porções mais exageradas e acompanhadas de outros ingredientes podem favorecer o aumento do peso.

As proteínas

Conforme a nutricionista e mestra em nutrição humana Alyssa Northrop, o iogurte é uma boa fonte de proteínas e de outros nutrientes como cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Por exemplo, o iogurte
natural integral da marca Nestlé apresenta 6,8 g de proteínas em um copinho de
170g.

Entretanto, a mestra em
nutrição humana alertou que as variedades de iogurte com baixo teor de gorduras
ou zero gorduras costumam conter muito açúcar em sua composição, além de
possuírem menos proteínas do que o iogurte grego.

Se o seu objetivo é emagrecer ou manter o peso apropriado, quando for escolher o iogurte para comer ao lado da aveia, o ideal é selecionar aquele que apresenta a maior quantidade de proteínas, sempre certificando-se de checar a tabela nutricional na embalagem do produto para conferir essa informação.

A mesma regra vale para a aveia, tendo em vista que também pode-se encontrar proteínas no alimento – por exemplo, uma porção de 30 g ou duas colheres de sopa da aveia em flocos da marca Quaker contém 4,3 g de proteínas.

As proteínas são benéficas para prevenir o aumento de peso porque fazem com que a pessoa se sinta saciada por mais tempo e promover o controle dos níveis de açúcar no sangue (o descontrole das taxas de glicose está associado ao aumento da fome).

De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o corpo utiliza uma quantidade maior de calorias para metabolizar as proteínas do que necessita para fazer o mesmo com os carboidratos e as gorduras.

Obviamente, combinar iogurte com aveia não oferece todas as
proteínas que o organismo necessita – apenas pode contribuir com o fornecimento
do nutriente, que deve estar presente na dieta por meio de diversas outras fontes.

As fibras

A aveia é conhecida por servir como fonte de fibras, um nutriente que estimula a sensação de saciedade no organismo. Segundo uma publicação no Journal of Nutrition (Jornal da Nutrição), as pessoas que consomem mais fibras geralmente têm menos gordura corporal.

Como a fibra solúvel (encontrada na aveia) absorve água, ela expande no seu estômago e faz com que você se sinta cheio, e assim fica mais fácil comer menos. A fibra também desacelera a movimentação dos alimentos no trato digestivo, o que significa que você se sente cheio por mais tempo.

Outra vantagem das fibras solúveis da aveia é a prevenção de picos nos níveis de açúcar no sangue após o seu consumo. Quando a insulina é liberada para devolver a glicose alta do sangue ao normal, os níveis de açúcar podem oscilar na direção oposta. Então, você acaba com um mergulho no açúcar sanguíneo, o que pode fazer com que você se sinta faminto e desencadear a comilança em excesso.

Para você ter uma ideia, uma porção de duas colheres de sopa ou 30
g de aveia em flocos da marca Quaker apresenta 2,9 g de fibras.

Entretanto, como diferentes marcas podem fabricar produtos com diferentes
valores nutricionais, cheque sempre a tabela nutricional da aveia que você
deseja adquirir para checar qual é o seu teor de fibras.

Mantenha o olho na composição dos alimentos

Ao analisar se iogurte com aveia engorda, também é fundamental conferir ao comprar os produtos se não se tratam de produtos com teor muito elevado de açúcar e optar por aqueles que contenham menos açúcar em sua composição, já que o ingrediente é uma ameaça para a boa forma.

Quando há o consumo de muito açúcar, todo esse açúcar precisa ser armazenado em algum lugar: e ele vai parar dentro das células de gordura.

Depois que o açúcar em excesso é ingerido e entra no organismo, ele vai parar na corrente sanguínea. Quando o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, secreta o hormônio insulina, que faz com o açúcar parta para algumas células, principalmente as do fígado e as musculares, para que ele seja utilizado como energia, completou o especialista.

Se essa energia em excesso não é utilizada, ela precisa ser armazenada em algum lugar. Se o açúcar no sangue elevado não é utilizado de alguma maneira, ele acaba sendo transformado em depósitos de gordura no corpo.

Quando o fígado está sobrecarregado pelo excesso de açúcar, ocorre o acúmulo de gordura nas células hepáticas enquanto elas tentam adaptar-se a toda essa gordura extra que está chegando ao organismo. Esse processo está associado não somente a problemas com o peso, mas também com a diabetes e à doença hepática gordurosa.

Mais importante do que saber se o iogurte com aveia engorda

É compreender que para emagrecer ou manter o peso é fundamental que toda a dieta seja saudável, nutritiva, equilibrada e controlada. Até porque não é somente um alimento que faz engordar, mas é todo o contexto de uma dieta que exerce grande influência neste sentido.

Não adianta muita coisa tomar o seu iogurte com aveia em porções controladas no café da manhã se comer um x-tudo com batata frita e refrigerante no almoço e pizza no jantar, não é mesmo?

Portanto, se você deseja perder peso ou não engordar, além de consumir o iogurte com aveia sabiamente, tome conta de toda a sua dieta. Se tiver dificuldades para fazer isso sozinho, procure o auxílio de um bom nutricionista.

Isso porque esse profissional é qualificado para indicar um programa alimentar que te ajude a alcançar os objetivos almejados, ao mesmo tempo em que não deixa de oferecer os nutrientes e energia que o corpo exige para funcionar apropriadamente.

Você já tinha ouvido falar que iogurte com aveia engorda ou não? Pretende incluir essa mistura no seu dia a dia? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.