BENEFÍCIOS DA PITANGA

      Nenhum comentário em BENEFÍCIOS DA PITANGA

CONHEÇA OS 11 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA PITANGA

Os benefícios da pitanga são inúmeros, mas vamos citar apenas onze deles aqui neste post. Fruta típica do Brasil, a pitanga fica em evidência por seu sabor e aroma deliciosos, mas também por suas propriedades nutricionais.

O seu aroma é aproveitado na indústria de cosméticos na produção de shampoos,
sabonetes, óleos corporais e perfumes. Mas a pitanga é muito mais do que uma
fruta bonita, gostosa e cheirosa. Ela possui propriedades medicinais de primeira categoria. Veja a seguir.

A pitanga

A pitanga possui a capacidade de aliviar sintomas gastrointestinais e alguns problemas respiratórios. Também possui a capacidade de fortalecer nosso sistema imunológico.

Suas propriedades medicinais se devem à presença de diversas vitaminas e minerais na fruta, bem como compostos antioxidantes.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre as propriedades e benefícios da pitanga para a saúde. Além disso vamos sugerir outras formas de consumir a fruta.

A pitanga, conhecida cientificamente como Eugenia uniflora, é uma fruta da família das Myrtaceae, parecida com uma cereja.

Sua árvore é pequena e muito cheia de galhos. Todos eles ficam cobertos de frutinhas.

É encontrada no Brasil, no Uruguai, no Paraguai, na Argentina, no Suriname e na Guiana Francesa.

Ela é encontrada em maior abundância no Brasil e no Suriname. Em consequência, existem alguns países em que ela é conhecida como “cereja brasileira” ou “cereja do Suriname”.

Os oleos essenciais da pitanga, com os quais se fazem os perfumes e xampus, são abundantes até no caule e nas folhas da árvore e não apenas nos frutos.

Entre estes óleos  destacam-se os politerpenos, os sesquiterpenos, a citronela, o acetato de geranilo e a cineol.

O sabor do fruto é inigualável. Ligeiramente agridoce, é único e muito saboroso, já que a fruta é rica em nutrientes. Destacam-se especialmente o fósforo, o ferro, o cálcio, a vitamina A, a vitamina C, a vitamina B2 (riboflavina) e a vitamina B3 (niacina).

Quanto mais madura, mais a frutinha contém vitamina C.

A fruta também é rica em compostos antioxidantes, entre os quais temos a rubixantina, o licopeno, o gamacaroteno e a betacritoxantina.

De acordo com a cientista Dra. Margaret Mustard da Miami University e de informações obtidas do United States Department of Agriculture, em uma porção de 100 gramas de pitanga são encontrados os seguintes elementos.

COMPOSIÇÃO MÉDIA DA PITANGA

  • 0,84 a 1,01 gramas de proteína;
  • 0,4 a 0,88 gramas de gordura;
  • 7,93 a 12,50 gramas de carboidratos;
  • 9 miligramas de cálcio;
  • 0,2 miligramas de ferro;
  • 11 miligramas de fósforo;
  • 26,3 miligramas de vitamina C;
  • 0,03 miligramas de tiamina (vitamina
    B1);
  • 0,03 miligramas de niacina (vitamina
    B3);
  • 0,04 miligramas de riboflavina
    (vitamina B2);
  • 1.200 a 2.000 unidades
    internacionais de vitamina A;
  • 93 gramas de água.

No artigo ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS FRESCAS DA PITANGA, você encontra informações valiosas adicionais.

Outros minerais presentes na fruta são o potássio, o magnésio e o sódio.

A cor característica dos frutos é o vermelho, embora existam de outras cores, como o amarelo e o verde. 

Benefícios da pitanga

É grande a lista de benefícios da pitanga para a nossa saúde.

Em primeiro lugar usa-se a planta e seu fruto para melhorar sintomas da gripe por meio do estímulo ao sistema imunológico.

Do mesmo modo, alivia problemas estomacais e gastrointestinais e também ajuda a reduzir a pressão arterial.

Igualmente também há relatos de que a pitanga tem propriedades que ajudam a tratar edemas, infecções oculares, febre, colesterol alto, diabetes e micose.

Em alguns estados do Brasil, é comum encontrar repelentes produzidos à base de pitanga. Seu aroma forte é utilizado pela capacidade de repelir alguns tipos de insetos.

1. Bom funcionamento dos pulmões

De acordo com estudo conduzido pelos cientistas Heinrich Worth, Christian Schacher e Uwe Dethlefsen, o cineol encontrado na pitanga foi capaz de melhorar as funções pulmonares de pacientes com dispneia.

A dispneia caracteriza-se por respirações rápidas e curtas e geralmente está associada a problemas cardíacos ou pulmonares. (Fonte: Wikipedia)

 A pesquisa também concluiu que o cineol tem efeito anti-inflamatório.  Entre suas propriedades está a capacidade de redução da inflamação na membrana mucosa, facilitando assim a respiração do doente.

Suspeita-se (porque ainda não foi cientificamente comprovado) que sua ação se estenda às doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

2. Controle da diabetes

Estudos mostram que as antocianinas presentes na pitanga podem aumentar os níveis de insulina no organismo, ajudando a aliviar a diabetes.

Pode ocorrer um aumento de até 50% na produção de insulina com a ingestão das frutinhas. Esse aumento pode auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue e reduzir os sintomas da diabetes.

Segundo estudo brasileiro publicado em 2015 na revista científica Antioxidants, o extrato de pitanga tem também a propriedade de reduzir as inflamações decorrentes da diabetes. 

3. Efeito anti-inflamatório

Este poder anti inflamatório se deve principalmente aos antioxidantes abundantes na fruta. Eles ajudam a combater a inflamação devido principalmente à presença de cineol. Esta substância com elevadas capacidades anti inflamatórias, é um óleo extraído das folhas e das frutas da pitanga.

O efeito anti-inflamatório é tão eficiente que pode reduzir os sintomas de outras doenças inflamatórias, tais como gota e artrite.

4. Evita e combate o câncer

O risco de desenvolver alguns tipos de câncer, se deve à presença de radicais livres que podem danificar células saudáveis do nosso organismo. Felizmente,  encontram-se na pitanga diversos antioxidantes que combatem estes radicais.

Outro fator anticancerígeno da fruta está na vitamina C ali presente. Esta parece ser de grande ajuda na redução dos fatores cancerígenos.

São beneficiados diversos tipos de câncer, entre os quais podemos citar o câncer da boca, do estômago, do reto, do esôfago e das cordas vocais.

E não só combate o mal, como também ajuda na sua prevenção.

5. Fortalece o sistema imunológico

Sem dúvida alguma o sistema imunológico de quem consome a pitanga é forte e resistente. Isso provavelmente se dá devido à abundância de vitamina C presente na fruta, além de outros compostos antioxidantes.

Primeiramente ela ajuda a neutralizar o efeito dos radicais livres e em seguida estimula e fortalece o sistema imunológico. Agindo do mesmo modo, ajuda a proteger o corpo contra diversas doenças.

Ela o faz por meio da vitamina C, que acelera a produção de anticorpos e combate eficazmente, dessa forma, os micróbios causadores de doenças.

6. Entre os benefícios da pitanga está a melhora do funcionamento dos intestinos

Suas propriedades adstringentes (apertantes) ajudam no controle do desconforto causado pela diarreia.

E suas propriedades antissépticas ajudam a curar até alguns tipos de feridas internas dos intestinos.

Seu consumo frequente regula a saúde gastrointestinal e pode acabar definitivamente com todos os desconfortos causados por um intestino que não funciona bem.

7. É fonte de energia

A energia gerada pelo consumo da pitanga se deve principalmente às vitaminas do complexo B presentes na fruta. Estas vitaminas são essenciais para várias funções metabólicas, incluindo a geração de energia.

O complexo B, por exemplo, é muito importante para a saúde em geral. Mas é especialmente importante quando se trata de aumentar os níveis de energia ou regular a função do sistema nervoso.

A vitamina B2, é essencial para a produção de anticorpos e glóbulos vermelhos. São eles que atuam no transporte de nutrientes para todo o corpo, levados pelo sangue.

Não podem faltar durante a infância e a adolescência,  para ajudar no desenvolvimento adequado de diversos órgãos.

Desta forma, a pitanga se apresenta como excelente suplemento alimentar. Ademais, a pitanga, assim como outras fontes de vitamina B, ajuda a prevenir deficiências nutricionais e manter o metabolismo funcionando direito.

8. Reduz a pressão arterial

Estudos sugerem que a pitanga tem a capacidade de reduzir a pressão arterial elevada.

Como resultado, esse efeito ajuda o sangue a fluir desobstruidamente pelo corpo.

Isso ajuda a evitar as complicações de saúde resultantes da pressão alta. Você vai se livrar da insuficiência cardíaca, de um acidente vascular cerebral ou mesmo de um ataque cardíaco.

9. Melhora a qualidade do sono

 

A melatonina, o sagrado hormônio do bom sono, também está presente nesta frutinha maravilhosa. Isso quer dizer que aquele que a consome regularmente deverá ter noites de sono tranquilas e revigorantes.

As pessoas que sofrem de insônia e outros distúrbios do sono, geralmente não produzem melatonina suficiente para chegar a adormecer. Assim, torna-se essencial ingerir alimentos ricos nesta substância.

10. Age na prevenção do envelhecimento precoce

Quer ver-se livre de rugas e pele ressecada? Então faça uso regular da pitanga. Seu alto teor de antioxidantes ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, principalmente as rugas.

As manchas e marcas da idade que aparecem na pele são causadas pelos radicais livres. Os antioxidantes ajudam a combatê-los, evitando estes sinais de envelhecimento.

Em outras palavras, a pitanga pode evitar processo de desgaste celular e deixa sua pele jovem e bonita independentemente da idade. 

11. Beneficia a pele e os cabelos

Além dos sinais de envelhecimento, a pitanga também ajuda a tratar inflamações na pele como acnes e espinhas. Com toda a certeza, isso é devido à presença de vitamina A em quantidades significativas. 

Essa vitamina ajuda a manter e fortalecer os tecidos epiteliais e as membranas mucosas, bem como proteger a pele contra a ação de toxinas e de radicais livres.

Da mesma maneira, a vitamina A também ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a
suavizar as rugas. Como resultado teremos sempre uma pele nutrida e firme.

Por outro lado, as propriedades antissépticas ajudam a promover a cura de infecções bacterianas. É por esta razão que desaparecem as feridas e outros problemas de pele que de outro modo acabariam deixando alguma marca.

A renovação constante das células mortas é estimulada pela presença de vitamina C em quantidade. O processo de escamação é natural e constante. A vitamina C é essencial para estimular a produção de colágeno e promover a renovação natural da pele de tempos em tempos.

Assim como a pele, os cabelos também podem ficar bem nutridos e bonitos como consumo regular da pitanga. São os antioxidantes e nutrientes presentes nela pitanga que produzem este efeito.

Ademais, o óleo de pitanga aplicado ao couro cabeludo pode auxiliar no controle da oleosidade excessiva. Este é um dos segredos dos fabricantes de xampus para cabelos oleosos.

Dicas sobre os benefícios da pitanga

A melhor maneira de consumir a pitanga, assim como todas as frutas, é apanhando-a diretamente da árvore.

Nós sabemos, porém, que isso nem sempre é possível e, às vezes, é mesmo muito difícil. A sorte é que tem o mesmo efeito, ou similar, Ingeri-la na forma de geleias, sorvetes, tortas ou sucos. 

O chá, feito com as folhas da planta também é muito agradável de ser consumido, já que é muito aromático e saboroso.

Como preparar o chá para obter os benefícios da pitanga

Diversos nutrientes encontrados nas folhas da planta, podem ser extraídos na forma de chá. 

Para prepará-lo basta ferver uma xícara de água e algumas folhas de pitangueira.

Ferva a água, desligue o fogo e coloque um punhado de folhas da árvore de pitanga.

Deixe a mistura em infusão por 10 ou 15 minutos.

Agora é só coar e ingerir esse chá saboroso e nutritivo.

Outros potenciais benefícios da pitanga

A sabedoria popular afirma que é bom ingerir pitanga regularmente para evitar doenças oculares. A vitamina C aumenta o suprimento de sangue para a região dos olhos, beneficiando a vista.

A mesma sabedoria diz também que ela  pode ajudar a manter a saúde dos ossos e prevenir a a distrofia muscular. Estes benefícios se devem ao alto teor de vitamina A presente na fruta.

Por fim, o chá de pitanga parece ter um efeito relaxante. Isso é ótimo para quem tem que lidar com os problemas que se tornaram comuns em nossa vida, como ansiedade e estresse.

Fontes:

Unifesp

mundoboaforma.com.br

http://www.sbq.org.br/37ra/cdrom/resumos/T1611-1.pdf

Veja também A PITANGA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.